CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Márcia Danieli Schmitt Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marieli Cristina Ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edlamar Kátia Adamy Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Luiza Bevilaqua Brum Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silvana dos Santos Zanotelli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3264

Abstract

O presente artigo é um relato de experiência vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) durante a atuação na monitoria acadêmica das disciplinas de Sistema de Assistência de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica I e II. O objetivo é refletir sobre a importância da monitoria como instrumento metodológico que complementa e incrementa a prática acadêmica e oferece subsídios para o exercício profissional futuro. A monitoria se desenvolveu no período de 01 de agosto de 2011 a 31 de dezembro de 2012. Permitiu o aperfeiçoamento do potencial acadêmico, o conhecimento e maior afinidade com o manuseio de materiais/equipamentos, tornando-os ágeis e habilidosos nas atividades teórico práticas e estágios. Para o acadêmico monitor, houve crescimento pessoal e profissional, pela oportunidade de desenvolver a liderança junto aos acadêmicos, pelo contato com as atividades de ensino, aprimorando o aprendizado na graduação, especificamente na área dos fundamentos básicos da enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Danieli Schmitt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC.

Marieli Cristina Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC.

Edlamar Kátia Adamy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Maria Luiza Bevilaqua Brum, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Silvana dos Santos Zanotelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Published

2013-12-31

How to Cite

SCHMITT, Márcia Danieli; RIBEIRO, Marieli Cristina; ADAMY, Edlamar Kátia; BRUM, Maria Luiza Bevilaqua; ZANOTELLI, Silvana dos Santos. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3264. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3264. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiências