CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Márcia Danieli Schmitt Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marieli Cristina Ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edlamar Kátia Adamy Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Luiza Bevilaqua Brum Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silvana dos Santos Zanotelli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3264

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) durante a atuação na monitoria acadêmica das disciplinas de Sistema de Assistência de Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica I e II. O objetivo é refletir sobre a importância da monitoria como instrumento metodológico que complementa e incrementa a prática acadêmica e oferece subsídios para o exercício profissional futuro. A monitoria se desenvolveu no período de 01 de agosto de 2011 a 31 de dezembro de 2012. Permitiu o aperfeiçoamento do potencial acadêmico, o conhecimento e maior afinidade com o manuseio de materiais/equipamentos, tornando-os ágeis e habilidosos nas atividades teórico práticas e estágios. Para o acadêmico monitor, houve crescimento pessoal e profissional, pela oportunidade de desenvolver a liderança junto aos acadêmicos, pelo contato com as atividades de ensino, aprimorando o aprendizado na graduação, especificamente na área dos fundamentos básicos da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Danieli Schmitt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC.

Marieli Cristina Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC.

Edlamar Kátia Adamy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Maria Luiza Bevilaqua Brum, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Silvana dos Santos Zanotelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistênte do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

SCHMITT, Márcia Danieli; RIBEIRO, Marieli Cristina; ADAMY, Edlamar Kátia; BRUM, Maria Luiza Bevilaqua; ZANOTELLI, Silvana dos Santos. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3264. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3264. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências