ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE
motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120901e2642Palavras-chave:
Ação extensionista, Ensino de Língua Inglesa, Terceira idadeResumo
Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma ação extensionista desenvolvida por uma instituição pública na região do Alto Vale do Itajaí (SC). A região é marcada pela colonização alemã e, dessa forma, o “Curso de Inglês Básico para a Maturidade”, projeto de extensão que buscou oferecer aulas de Língua Inglesa para indivíduos a partir de 55 anos, aconteceu em um cenário sociolinguisticamente complexo. Para a discussão neste texto, são analisados dados de diário de campo redigido durante as atividades do curso de extensão. Aprender um novo idioma, mesmo sendo uma experiência desafiadora, proporciona a descoberta de novas capacidades e habilidades e revela-se, também, como um estímulo ao aprendiz. Os dados analisados sinalizam para as motivações de orientação instrumental e integrativa dos participantes. Fica saliente na interação com os participantes, também, a forma como sua vivência discente ao longo da vida, especialmente na infância, marca suas crenças e concepções sobre aprender um idioma formalmente. Compreende-se que o aprendizado de uma língua estrangeira contribui para que os indivíduos maduros se mantenham socialmente ativos, além de oportunizar o contato com novas culturas e sujeitos.
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