ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE

motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120901e2642

Palavras-chave:

Ação extensionista, Ensino de Língua Inglesa, Terceira idade

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma ação extensionista desenvolvida por uma instituição pública na região do Alto Vale do Itajaí (SC). A região é marcada pela colonização alemã e, dessa forma, o “Curso de Inglês Básico para a Maturidade”, projeto de extensão que buscou oferecer aulas de Língua Inglesa para indivíduos a partir de 55 anos, aconteceu em um cenário sociolinguisticamente complexo. Para a discussão neste texto, são analisados dados de diário de campo redigido durante as atividades do curso de extensão. Aprender um novo idioma, mesmo sendo uma experiência desafiadora, proporciona a descoberta de novas capacidades e habilidades e revela-se, também, como um estímulo ao aprendiz. Os dados analisados sinalizam para as motivações de orientação instrumental e integrativa dos participantes. Fica saliente na interação com os participantes, também, a forma como sua vivência discente ao longo da vida, especialmente na infância, marca suas crenças e concepções sobre aprender um idioma formalmente. Compreende-se que o aprendizado de uma língua estrangeira contribui para que os indivíduos maduros se mantenham socialmente ativos, além de oportunizar o contato com novas culturas e sujeitos.

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Biografia do Autor

Adriano Mafra, Universidade Federal de Itajubá - Campus Theodomiro Carneiro Santiago

Realizou estágio de Pós-doutorado no Department of Hispanic Languages and Literatures da University of Pittsburgh (2022). Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Doutor em Translation Science pela Universiteit Antwerpen (2015), com período de estágio doutoral no Departamento de Tradutores e Intérpretes da mesma IES (Faculteit Letteren en Wijsbegeerte, Toegepaste Taalkunde/Vertalers Tolken - Universiteit Antwerpen). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Especialista em Metodologia do Ensino de Línguas: Português, Inglês e Espanhol pela Celer Faculdades/ FACISA (2008) e Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). É membro do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (NUPROC/ UFSC). Atualmente é Professor Adjunto (Área: Língua Inglesa) no Instituto de Ciências Puras e Aplicadas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua como docente credenciado na área de Português Língua Estrangeira (PLE) na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede ANDIFES: Idiomas Sem Fronteiras). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa (Língua Adicional e de Acolhimento) e Língua Inglesa; e pesquisas nas áreas dos Estudos Descritivos da Tradução, História da Tradução no Brasil (Século XIX), Orientalismo e Crítica Genética.

Thais de Souza Schlichting, Universidade Regional de Blumenau

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB) sob orientação da prof. Dra. Adriana Fischer. É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Escrita: ensino, práticas, representações, concepções (UNICAMP), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). Atualmente, é coordenadora de colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNESC) e do colegiado do curso de Letras Inglês FUMDES (parceria entre a FURB e a UNIDAVI). Atua como conteudista de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade, processos de autoria e metodologias ativas na educação superior. Tem experiência como professora no Ensino Fundamental - anos finais, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

MAFRA, Adriano; SCHLICHTING, Thais de Souza. ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE: motivações e concepções dos participantes envolvidos no processo de aprendizagem de língua estrangeira. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.5965/259464120901e2642. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23591. Acesso em: 3 set. 2025.