PROJETO ECO EMBAIXADOR AMBIENTAL: PRÁTICAS PARA A SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464124122Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade.Resumo
Os temas Meio Ambiente e Educação Ambiental são cobrados e enfatizados nas leis e documentos da educação de base para integrar padrões sustentáveis na vida humana. Diante da problemática dos resíduos plásticos poluidores do ambiente terrestre e aquático, juntamente com o comportamento não sustentável dos alunos da escola EEB XV de Junho, como sujar, depredar e o usar copos descartáveis, este trabalho objetivou a conscientização dos discentes a realizarem e participarem de situações relevantes para a prática da Educação Ambiental. O projeto durou seis meses e foi realizado nas turmas do 6º ano I e 7º ano II. O aluno representante “Eco Embaixador Ambiental” monitorava as ações insustentáveis da sala e fazia um relatório semanal para o professor. Também foram confeccionados 100 copos retornáveis resultando na redução de 11,55% no consumo dos copos descartáveis. Toda semana três alunos eram sorteados pelo representante da sala e apresentavam uma ideia de melhoria ambiental. Um ponto de coleta de óleo foi instalado na escola para a destinação adequada deste resíduo. Notou-se pequenas mudanças no comportamento dos alunos e uma barreira entre o aprender na escola e aplicar em casa. Eles sabem quando praticam as ações insustentáveis, tentam mudar, mas esta mudança é lenta e comprometida diante das ações contrárias do cotidiano deles. É um constante construir na escola e desconstruir em casa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que as ações sustentáveis possam ser internalizadas e se tornem rotina em suas vidas. Palavras-chaves: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade.Downloads
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