RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS
Os saberes prévios de alunos do 3º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120901e119137Palavras-chave:
Educação Ambiental, Atividades Lúdicas, Sensibilização, Sustentabilidade.Resumo
A presente pesquisa, com abordagem qualitativa, teve por objetivo identificar as concepções de 27 alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de São Mateus/ES, sobre a Educação Ambiental, em especial, sobre a identificação, separação e reciclagem de materiais, separação do lixo orgânico e seu reaproveitamento em composteira e reciclagem de papeis usados. Os temas foram desenvolvidos em três oficinas, iniciadas com a aplicação de Questionários Diagnósticos, contendo perguntas abertas e fechadas, ao final do projeto um Questionário Avaliativo foi aplicado. Os resultados evidenciaram que os estudantes compreendiam a necessidade da preservação ambiental e os impactos causados pela ausência desta. No entanto, poucos estudantes conheciam como os processos de coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos orgânicos poderiam ser realizados na prática. A partir da realização das oficinas, foi possível notar a apropriação dos conteúdos desenvolvidos, bem como compreendem a necessidade da adoção de hábitos ambientalmente responsáveis mediante, ações simples, que podem ser realizadas em suas casas para promover a preservação do meio ambiente.
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Referências
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