Entre-lugares: uma transmutação em educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782022024005Palabras clave:
museu, escola, educação, transmutação, entre-lugaresResumen
Procura-se lançar um olhar para os ambientes que, além da escola, também são lugares de educação, adentrar territórios “outros” que não meramente os tradicionais espaços intramuros escolares. Nesse sentido, conceitos como pedagogia cultural e museologia crítica cruzam-se e interlaçam-se testemunhando experiências e práticas que têm cada vez mais impacto na vida das pessoas, em particular nos que têm a oportunidade de poder habitar e viver essas experiências singulares que ajudam a compreender e interpretar o complexo mundo em que vivemos e construímos. Os espaços museológicos, as instituições culturais, assim como uma enorme diversidade de outros lugares públicos e privados, têm vindo então a reconfigurar-se em muitas partes do mundo para expor não só objetos, mas também para gerar narrativas diversas, inclusivas e críticas, que questionam saberes instalados julgados inamovíveis, desmontando por vezes preconceitos julgados inquestionáveis e que afetam a vida das pessoas contribuindo para novos paradigmas educacionais. Uma educação artística significativa e transformadora pode então produzir-se, nestes entre-lugares e cruzamentos, nas inúmeras linguagens materiais ou imateriais de que é portadora, valorizando e visibilizando histórias e perspectivas múltiplas, contribuindo para a equidade e justiça social do mundo que ousamos sonhar.
Descargas
Citas
Acaso M. & Megias C. (2017).Art Thinking: como el arte puede transformar la education. Grupo Planeta.
Chaplin, S. & Walker, J. (2002). Una introducción a la cultura visual. Octaedro
Dewey, J. (1980). Arte como experiência. A. Perigee Book.
Dias, A. & Gomes da Silva, S. (2024) Boletim ICOM Portugal. Patrimonio Vivo. Série III Janeiro 2024 N.º21Outro(s) Lugar(es) 75-86
Eisner, E. (2002) The arts and the creation of mind. Yale University Press
Greene, M. (1995). Releasing the imagination: Essays on education, the arts, and social change. Jossey-Bass
Hooper-Greenhill, E. (2007). Museums and Education, Purpose, Pedagogy, Performance. Routledge.
Huerta, R. (2021). Silk Road Museums: Design of Inclusive Heritage and Cross-Cultural Education. Sustainability, 13(11), e6020 doi: https://doi.org/10.3390/su13116020
Huerta R. (2024). Art, photography and museums for senior students. Arts & Communication, 2(1), 1740. https://doi.org/10.36922/ac.1740
Huerta, R. & Soto-González, M. D. (2022). Museari como recurso digital para activar el pensamiento reflexivo en estudiantado universitario. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educacion Crítica y Social, 8, 25-42. https://dx.doi.org/10.12795/Communiars.2022.i08.02
Malraux, A. (s/d) As vozes do silêncio: O Museu Imaginário. Edições Livros do Brasil
Porto, M. (2019). Imaginação.Reinventando a cultura. Polen
Murawski, M. (2021). Museums as agents of change. A guide to became a change maker. Rowman & Littlefield
Van der Zanden, P. J., Meijer, P. C., y Beghetto, R. A. (2020). A review study about creativity in adolescence: Where is the social context? Thinking Skills and Creativity, 38, 100702.
Vergo, P.(1989). The new museology. Reaktion Books.
https://blacklivesmatter.com/ consultado em 20/09/2024
https://juststopoil.org/ consultado em 20/09/2024
https://www.dn.pt/cultura/museus-apertam-vigilancia-devido-a-acoes-de-terrorismo-ambientalista-contra-arte--15320977.html/ 05 novembro 2022 às 09h35
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andreia Dias, Ricardo Huerta, Leonardo Charréu

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.