Revisão sistemática sobre educação inclusiva de surdos no ensino da matemática

Autores

  • Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Liziany Muller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Libras, Educação Matemática, Educandos Surdos, Identidade Surda, Revisão Sistemática,

Resumo

O presente artigo objetivou analisar os sinais em Libras como possibilidade no ensino da matemática, relacionando as dificuldades dos educandos surdos com a linguagem matemática e com o raciocínio lógico, para tanto realizou-se uma revisão sistemática de literatura, no período de 2010 a 2017. Para a obtenção dos artigos, teses e dissertações a serem analisados, utilizaram-se os descritores “libras e matemática”, “educação especial e matemática”, “inclusão e matemática”, “surdos e matemática” na base de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Primeiramente foram lidos os resumos dos artigos encontrados e assim selecionadas as pesquisas a serem utilizadas na análise. Os critérios de inclusão de artigos foram aqueles publicados em periódicos nacionais e que analisavam o assunto proposto, conforme o objetivo do artigo. Em todos os estudos foram relatados que os estudantes surdos conheciam a língua dos sinais, mais não conheciam nenhum símbolo matemático, expressão, figura geométrica e a construção de números, consequentemente apresentaram dificuldades e deficit no raciocínio lógico.

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Biografia do Autor

Cíntia Moralles Camillo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no curso Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede 

Professora de Matemática

Tutora EaD do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFSM

Especialista em Estatística

Especialista em Educação a Distância

Graduanda em Bacharelado em Estatística

Liziany Muller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Professora e Coordenadora Adjunta e de Tutoria do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Aberta do Brasil/UFSM,

Professora e Orientadora do Curso de Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Aberta do Brasil/UFSM,

Professora do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do campo- Residência Agrária,

Professora e Orientadora do PPGTER - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede nível Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

CAMILLO, Cíntia Moralles; MEDEIROS, Liziany Muller. Revisão sistemática sobre educação inclusiva de surdos no ensino da matemática. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 3, p. 86–105, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13258. Acesso em: 21 nov. 2024.