A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim

Autores

  • Gabriel Nunes Lopes Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Marco Antonio Toledo Nascimento Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Musical. Educação Não Formal. Cotidiano.

Resumo

O presente trabalho aborda a educação musical em espaços não escolares de ensino e como esses espaços contribuem para a educação musical na periferia de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva dos estudantes, a importância dos cursos de Música realizados pelo Projeto Jardim de Gente (bairro Bom Jardim – Fortaleza/ Ceará/ Brasil). Como abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. As fontes de evidência utilizadas foram os planos de aula do curso, o Projeto Político Pedagógico do Projeto e também as entrevistas com dez estudantes que participaram do curso no período de 2010 a 2013. Assim, o curso de Prática de Conjunto assume o papel de um espaço de mudanças de percepções com relação à prática musical e também com relação às atividades cotidianas dos estudantes. De acordo com os resultados, o Projeto surge como um espaço de democratização do saber musical, reinventando o cotidiano de seus frequentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação/ Universidade Federal do Ceará

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular/ Curso de Música

Referências

ALMEIDA, Maria Lucineide Freire de; FERREIRA, Miquéias Gomes; BARBOSA, Émerson da Silva; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A Educação Musical em Três Escolas públicas do Ceará: panorama de uma realidade estadual. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Rio Grande do Norte, Anais... Natal, 2015. Disponível em:

<https://goo.gl/nNtW27>. Acesso em: 06 jul. 2017.

ANADON, Marta. A pesquisa dita qualitativa: sua cultura e seus questionamentos. Comunicação apresentada no colóquio internacional Formação, pesquisa e desenvolvimento em Educação. Senhor do Bonfim: UNEB/UQAC, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Trad. Aparecida Joly Gouveia. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.

______. Capital simbólico e classes sociais. Novos estudos, São Paulo, n. 96, p. 105-115, jul. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/EuMqbq>. Acesso em: 10 ago. 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2011.

CEARÁ. Lei Complementar n° 37, de 26 de novembro de 2003. Institui o Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOP, nos termos da emenda constitucional federal n° 31, de 14 de dezembro de 2000, cria o conselho consultivo de políticas de inclusão social, extingue os fundos que indica e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado do Ceará], Fortaleza, CE, n.228, 27 nov. 2003, p.01.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 2013.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ECKERT, André Luis; LOURO, Ana Lúcia. Refletindo sobre a prática como professor de violão em um projeto social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 2408-2413. Disponível em: < https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jun. 2017.

FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. Ensino Coletivo de violão na periferia de fortaleza: um relato de experiências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, 6., 2014, Salvador, Anais... Salvador, 2014. p. 359-368. Disponível em: <https://goo.gl/RCnrqI>. Acesso em: 13 ago. 2017.

FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Capital cultural versus dom inato: questionando sociologicamente a trajetória musical de compositores e intérpretes brasileiros. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 79-97, jun. 2008. Disponível em: <http://goo.gl/ZbK8Lc>. Acesso em: 25 jul. 2017.

______. Canto coral e inclusão social: um panorama atual de iniciativas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina, Anais... Londrina, 2009. p. 379-385. Disponível em: < https://goo.gl/XBWe4R>. Acesso em: 17 jun. 2017.

GAULKE, Tamar Genz; LOURO, Ana Lúcia de Marques e. Adaptando e reconstruindo ideias: dilemas no ensino de violino em um projeto social. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., Florianópolis, Anais... Florianópolis, 2010. p. 481-485. Disponível em: <http://goo.gl/usKPe6>. Acesso em: 17 ago. 2017.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The Discovery of Grouded Theory: Strategies for Qualitative Research. New York: Aldine, 1967.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco. São Paulo: Edusp, 2006.

HONÓRIO, Raquel Santos. A Cultura como estratégia de combate à pobreza: a experiência do Projeto Jardim de Gente no Centro Cultural Bom Jardim. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.

KLEBER, Magali Oliveira.; CACIONE, Cleusa Erilene Santos.; ERTHAL, Júlio César Silva. Educação Musical e Movimentos Sociais. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 745-755. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.

KLEBER, Magali Oliveira. Educação musical: novas ou outras abordagens – novos ou outros protagonistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 14, p. 91-98, mar. 2006.

______. A rede de sociabilidade em projetos sociais e processo pedagógico musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 363-373. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.

______. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Curitiba: Appris, 2014.

KOELLREUTTER, H.J. Sobre o valor e o desvalor da obra musical. In: Kater, Carlos (Org.) Cadernos de estudo: educação musical. Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, nº 6, 1997.

LEITE, Rogério Proença. A inversão do cotidiano: práticas sociais e rupturas na vida urbana contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, n. 3, p. 737-756, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/CS1BRe>. Acesso em: 21 jul. 2017.

MACIEL, Edineiram Marinho. Música em projetos sociais: caminho para inclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 1298-1306. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.

OLIVEIRA, Thiago Fonseca. Oficina de música no Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo: o ensino de música a serviço da defesa social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 1709-1718. Disponível em: < https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jul. 2017.

OBA, Cheila Marie Felippin; LOURO, Ana Lúcia. Práticas educativas no contexto do projeto social: dilemas, reflexões e contribuições para a formação de uma licencianda em música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p.1855-1863. Disponível em:

<https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jul. 2017.

PENNA, Maura; BARROS, Olga Renalli Nascimento; MELLO, Marcel Ramalho. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 27, p. 65-78, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://goo.gl/lddjX9>. Acesso em: 5 jul. 2017.

ROBATTO, Lucas. Por que música na escola? In: JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R.; MOLINA, Sergio; TERAHATA, Adriana Miritello. (Coord.). A música na escola. São Paulo: 3D3 Comunicação e cultura: Allucci e Associados Comunicações, 2012. p. 49-51. Disponível em: < https://goo.gl/eCMzhw>. Acesso em: 12 ago. 2017.

STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. Basics of qualitative research. London: Sage,1990.

STRAVACAS, Isa. Educação Musical em espaços não formais de Ensino. In.: VERCELLI, Ligia A. (Org.). Educação não formal: Campos de Atuação; Jundiaí: Paco editorial, 2013. p. 61-85.

WEILAND, Renate Lizana. Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba: algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

WEILAND, Renate Lizana; FERMINO, Lucas. Música em projetos sociais: educação musical para crianças na periferia de um centro urbano – integrando diferentes instituições com vistas a uma participação conjunta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO, 4., 2012, Paraná, Anais... Paraná, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/oYVB90>. Acesso em: 19 ago. 2017.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 129–154, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10319. Acesso em: 22 nov. 2024.