A influência do Projeto Jardim de Gente na reinvenção do cotidiano: um estudo com os jovens do bairro Bom Jardim
Keywords:
Educação Musical. Educação Não Formal. Cotidiano.Abstract
O presente trabalho aborda a educação musical em espaços não escolares de ensino e como esses espaços contribuem para a educação musical na periferia de Fortaleza. A pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva dos estudantes, a importância dos cursos de Música realizados pelo Projeto Jardim de Gente (bairro Bom Jardim – Fortaleza/ Ceará/ Brasil). Como abordagem metodológica, foi realizado um estudo de caso no curso de Prática de Conjunto. As fontes de evidência utilizadas foram os planos de aula do curso, o Projeto Político Pedagógico do Projeto e também as entrevistas com dez estudantes que participaram do curso no período de 2010 a 2013. Assim, o curso de Prática de Conjunto assume o papel de um espaço de mudanças de percepções com relação à prática musical e também com relação às atividades cotidianas dos estudantes. De acordo com os resultados, o Projeto surge como um espaço de democratização do saber musical, reinventando o cotidiano de seus frequentadores.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Lucineide Freire de; FERREIRA, Miquéias Gomes; BARBOSA, Émerson da Silva; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. A Educação Musical em Três Escolas públicas do Ceará: panorama de uma realidade estadual. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Rio Grande do Norte, Anais... Natal, 2015. Disponível em:
<https://goo.gl/nNtW27>. Acesso em: 06 jul. 2017.
ANADON, Marta. A pesquisa dita qualitativa: sua cultura e seus questionamentos. Comunicação apresentada no colóquio internacional Formação, pesquisa e desenvolvimento em Educação. Senhor do Bonfim: UNEB/UQAC, 2005.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Trad. Aparecida Joly Gouveia. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.
______. Capital simbólico e classes sociais. Novos estudos, São Paulo, n. 96, p. 105-115, jul. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/EuMqbq>. Acesso em: 10 ago. 2017.
BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2011.
CEARÁ. Lei Complementar n° 37, de 26 de novembro de 2003. Institui o Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOP, nos termos da emenda constitucional federal n° 31, de 14 de dezembro de 2000, cria o conselho consultivo de políticas de inclusão social, extingue os fundos que indica e dá outras providências. Diário Oficial [do Estado do Ceará], Fortaleza, CE, n.228, 27 nov. 2003, p.01.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 2013.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ECKERT, André Luis; LOURO, Ana Lúcia. Refletindo sobre a prática como professor de violão em um projeto social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 2408-2413. Disponível em: < https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jun. 2017.
FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. Ensino Coletivo de violão na periferia de fortaleza: um relato de experiências. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, 6., 2014, Salvador, Anais... Salvador, 2014. p. 359-368. Disponível em: <https://goo.gl/RCnrqI>. Acesso em: 13 ago. 2017.
FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Capital cultural versus dom inato: questionando sociologicamente a trajetória musical de compositores e intérpretes brasileiros. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 79-97, jun. 2008. Disponível em: <http://goo.gl/ZbK8Lc>. Acesso em: 25 jul. 2017.
______. Canto coral e inclusão social: um panorama atual de iniciativas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina, Anais... Londrina, 2009. p. 379-385. Disponível em: < https://goo.gl/XBWe4R>. Acesso em: 17 jun. 2017.
GAULKE, Tamar Genz; LOURO, Ana Lúcia de Marques e. Adaptando e reconstruindo ideias: dilemas no ensino de violino em um projeto social. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., Florianópolis, Anais... Florianópolis, 2010. p. 481-485. Disponível em: <http://goo.gl/usKPe6>. Acesso em: 17 ago. 2017.
GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The Discovery of Grouded Theory: Strategies for Qualitative Research. New York: Aldine, 1967.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco. São Paulo: Edusp, 2006.
HONÓRIO, Raquel Santos. A Cultura como estratégia de combate à pobreza: a experiência do Projeto Jardim de Gente no Centro Cultural Bom Jardim. Dissertação (Mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
KLEBER, Magali Oliveira.; CACIONE, Cleusa Erilene Santos.; ERTHAL, Júlio César Silva. Educação Musical e Movimentos Sociais. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 745-755. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.
KLEBER, Magali Oliveira. Educação musical: novas ou outras abordagens – novos ou outros protagonistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 14, p. 91-98, mar. 2006.
______. A rede de sociabilidade em projetos sociais e processo pedagógico musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 363-373. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.
______. A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro. Curitiba: Appris, 2014.
KOELLREUTTER, H.J. Sobre o valor e o desvalor da obra musical. In: Kater, Carlos (Org.) Cadernos de estudo: educação musical. Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, nº 6, 1997.
LEITE, Rogério Proença. A inversão do cotidiano: práticas sociais e rupturas na vida urbana contemporânea. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, n. 3, p. 737-756, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/CS1BRe>. Acesso em: 21 jul. 2017.
MACIEL, Edineiram Marinho. Música em projetos sociais: caminho para inclusão? In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 1298-1306. Disponível em: < https://goo.gl/hSArz8>. Acesso em: 18 ago. 2017.
OLIVEIRA, Thiago Fonseca. Oficina de música no Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo: o ensino de música a serviço da defesa social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p. 1709-1718. Disponível em: < https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jul. 2017.
OBA, Cheila Marie Felippin; LOURO, Ana Lúcia. Práticas educativas no contexto do projeto social: dilemas, reflexões e contribuições para a formação de uma licencianda em música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia, Anais... Goiânia, 2010, p.1855-1863. Disponível em:
<https://goo.gl/f991Cb>. Acesso em: 18 jul. 2017.
PENNA, Maura; BARROS, Olga Renalli Nascimento; MELLO, Marcel Ramalho. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 27, p. 65-78, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://goo.gl/lddjX9>. Acesso em: 5 jul. 2017.
ROBATTO, Lucas. Por que música na escola? In: JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R.; MOLINA, Sergio; TERAHATA, Adriana Miritello. (Coord.). A música na escola. São Paulo: 3D3 Comunicação e cultura: Allucci e Associados Comunicações, 2012. p. 49-51. Disponível em: < https://goo.gl/eCMzhw>. Acesso em: 12 ago. 2017.
STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. Basics of qualitative research. London: Sage,1990.
STRAVACAS, Isa. Educação Musical em espaços não formais de Ensino. In.: VERCELLI, Ligia A. (Org.). Educação não formal: Campos de Atuação; Jundiaí: Paco editorial, 2013. p. 61-85.
WEILAND, Renate Lizana. Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba: algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
WEILAND, Renate Lizana; FERMINO, Lucas. Música em projetos sociais: educação musical para crianças na periferia de um centro urbano – integrando diferentes instituições com vistas a uma participação conjunta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO, 4., 2012, Paraná, Anais... Paraná, 2012. Disponível em: <http://goo.gl/oYVB90>. Acesso em: 19 ago. 2017.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.