Corpo e identidade com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016060Palabras clave:
Artes, Corpo, Identidade, Alexssandro SchappoResumen
Neste artigo apresentamos uma abordagem sobre a arte local, a partir do tema “Corpo e identidade: com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo” e a importância dos artistas regionais. Esta pesquisa teve como principal objetivo enfatizar ao educando a relevância dos artistas locais e de seus trabalhos para com o município de Maravilha - SC. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica, com abordagem explicativa e qualitativa frente ao tema proposto. Quanto aos dados, foram coletados através de entrevista direta com o artista acima citado, onde foi possível que o educando conhecesse sua biografia e suas produções artísticas. Foram desenvolvidas práticas respectivas, procurando atender ao tema proposto no nível de Ensino Médio. Apresentou-se neste artigo o resultado da análise a partir da autobiografia e autorretrato do aluno, que expressou sua autonomia e criatividade despertando a valorização de artistas regionais e locais.Descargas
Citas
ALMEIDA, Giselle Asfury. Arte contemporânea: hibridismo e reflexão para o ensino da arte. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4472/1/2011_GiselleAsfurydeAlmeida.pdf Acesso: 29 de outubro de 2016.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BARBON, Lilian Patrícia. O Autorretrato Fotográfico: Encenação, Despersonificação e Desaparecimento. 2010. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/VCiclo/artigo23.pdf. Acessado em 04 de dezembro de 2015.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas Sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Campinas: Revista Brasileira de Educação, 2002, p.20-28.
CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: ed. WMF Martins Fontes, 2009.
CANTON, Katia. NOVÍSSIMA ARTE BRASILEIRA, um guia de tendências. São Paulo, Iluminares, 2001.
COCCHIARALE. Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2006.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COSTA LUZ, Aline da, NORONHA, Marcio Pizzaro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponível em: http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acessado em 22 de novembro de 2015.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DIEHL, Viviane. PAZ, Thais Raquel da Silva. O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial. [2012].
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 11 ed. Campinas: Papirus, 2008.
FARIA, Hamilton. Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. 2ed.São Paulo, instituto polis, 2003.
GIALDI, Francisco. MARAVILHA: sua terra, sua gente sua história. Est edições, Porto Alegre, 1993.
GURALSKI, Luciano UNOESC. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/travessi as/search/authors/view?firstName=Luciano&middleName=&lastName=Guralski&affiliation=UNOESC . Acesso em 10 de junho de 2015.
GRUPO FLUXUS. Festival internacional de cinema na internet. Governo de Minas/Patrocínio OI. 2012.
LEITE, Maria Isabel. Experiência estética e formação cultural: rediscutindo o papel da cidade e de seus equipamentos culturais. UNOCHAPECÓ, Ed. Universitária: Argos, 2011.
LUZ, Aline da Costa; NORONHA, Marcio Pizarro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponíveis em:http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2015.
MARTINI, Gisélia. Arte na cidade. SESC de São Miguel do Oeste, 2014.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS / Secretaria de Educação Fundamental. – 2.ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SANTANELLA, Lúcia. Arte Corpo Tecnologia. Transfigurações artísticas do corpo tecnológico. São Paulo: ECA/USP, 2014.
SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO. Pretexto. SESC de São Miguel do Oeste, 2012.
SCHAPPO. Alexssandro. Entrevista cedida a Marinês Schenkel. Maravilha, 04 de maio de 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.