Corpo e identidade com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016060Keywords:
Artes, Corpo, Identidade, Alexssandro SchappoAbstract
Neste artigo apresentamos uma abordagem sobre a arte local, a partir do tema “Corpo e identidade: com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo” e a importância dos artistas regionais. Esta pesquisa teve como principal objetivo enfatizar ao educando a relevância dos artistas locais e de seus trabalhos para com o município de Maravilha - SC. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica, com abordagem explicativa e qualitativa frente ao tema proposto. Quanto aos dados, foram coletados através de entrevista direta com o artista acima citado, onde foi possível que o educando conhecesse sua biografia e suas produções artísticas. Foram desenvolvidas práticas respectivas, procurando atender ao tema proposto no nível de Ensino Médio. Apresentou-se neste artigo o resultado da análise a partir da autobiografia e autorretrato do aluno, que expressou sua autonomia e criatividade despertando a valorização de artistas regionais e locais.Downloads
References
ALMEIDA, Giselle Asfury. Arte contemporânea: hibridismo e reflexão para o ensino da arte. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4472/1/2011_GiselleAsfurydeAlmeida.pdf Acesso: 29 de outubro de 2016.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BARBON, Lilian Patrícia. O Autorretrato Fotográfico: Encenação, Despersonificação e Desaparecimento. 2010. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/VCiclo/artigo23.pdf. Acessado em 04 de dezembro de 2015.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas Sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Campinas: Revista Brasileira de Educação, 2002, p.20-28.
CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: ed. WMF Martins Fontes, 2009.
CANTON, Katia. NOVÍSSIMA ARTE BRASILEIRA, um guia de tendências. São Paulo, Iluminares, 2001.
COCCHIARALE. Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2006.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COSTA LUZ, Aline da, NORONHA, Marcio Pizzaro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponível em: http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acessado em 22 de novembro de 2015.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DIEHL, Viviane. PAZ, Thais Raquel da Silva. O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial. [2012].
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 11 ed. Campinas: Papirus, 2008.
FARIA, Hamilton. Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. 2ed.São Paulo, instituto polis, 2003.
GIALDI, Francisco. MARAVILHA: sua terra, sua gente sua história. Est edições, Porto Alegre, 1993.
GURALSKI, Luciano UNOESC. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/travessi as/search/authors/view?firstName=Luciano&middleName=&lastName=Guralski&affiliation=UNOESC . Acesso em 10 de junho de 2015.
GRUPO FLUXUS. Festival internacional de cinema na internet. Governo de Minas/Patrocínio OI. 2012.
LEITE, Maria Isabel. Experiência estética e formação cultural: rediscutindo o papel da cidade e de seus equipamentos culturais. UNOCHAPECÓ, Ed. Universitária: Argos, 2011.
LUZ, Aline da Costa; NORONHA, Marcio Pizarro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponíveis em:http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2015.
MARTINI, Gisélia. Arte na cidade. SESC de São Miguel do Oeste, 2014.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS / Secretaria de Educação Fundamental. – 2.ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SANTANELLA, Lúcia. Arte Corpo Tecnologia. Transfigurações artísticas do corpo tecnológico. São Paulo: ECA/USP, 2014.
SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO. Pretexto. SESC de São Miguel do Oeste, 2012.
SCHAPPO. Alexssandro. Entrevista cedida a Marinês Schenkel. Maravilha, 04 de maio de 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.