ARTES VISUAIS E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES POSSÍVEIS

Autores/as

  • Valéria Metroski Alvarenga UDESC - PPGAV - CEART

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781022014033

Palabras clave:

Artes Visuais. Novas Tecnologias. Educação básica. Professor de arte. Possibilidades de atividades em sala de aula.

Resumen

O presente artigo pretende apontar possíveis atividades que contemplem as Artes Visuais e Novas tecnologias na Educação Básica. Antes, porém, discorreremos sobre a importância da inserção das Novas Tecnologias no Ensino da Arte a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Artes Visuais e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Também utilizaremos textos sobre esse tema escritos por Santaella (2007), Pimentel (2011), Martins (2007), Bertoletti (2010) e Loyola (2009). Posteriormente, apresentaremos dados de uma entrevista realizada com professores de Artes Visuais no Estado de Santa Catarina sobre como eles veem as novas tecnologias e como a utilizam na sala de aula. Por fim, apontaremos diversas possibilidades de uso das novas tecnologias nas aulas de Arte na Educação Básica, com foco na linguagem visual e audiovidual. Temos como objetivo auxiliar professores de Artes Visuais com ideias que podem ser desdobradas e/ou adaptadas de diversas formas. Abordaremos possíveis atividades sobre fotografia, cinema, vídeo-arte, stop motion, redes sociais, programas de manipulação e criação de imagem, aplicativos e museus virtuais. Trabalhamos com a noção de hipertexto, por isso disponibilizaremos muitos links de vídeos e sites para que a leitura deste artigo seja direcionada conforme o interesse do leitor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Metroski Alvarenga, UDESC - PPGAV - CEART

PPGAV - CEART - UDESC Artes Visuais - Ensino da Arte Recebe bolsa da CAPES/FAPESC

Publicado

2015-03-21

Cómo citar

ALVARENGA, Valéria Metroski. ARTES VISUAIS E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES POSSÍVEIS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 33–49, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4649. Acesso em: 22 nov. 2024.