ARTES VISUAIS E NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATIVIDADES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014033Keywords:
Artes Visuais. Novas Tecnologias. Educação básica. Professor de arte. Possibilidades de atividades em sala de aula.Abstract
O presente artigo pretende apontar possíveis atividades que contemplem as Artes Visuais e Novas tecnologias na Educação Básica. Antes, porém, discorreremos sobre a importância da inserção das Novas Tecnologias no Ensino da Arte a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Artes Visuais e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte. Também utilizaremos textos sobre esse tema escritos por Santaella (2007), Pimentel (2011), Martins (2007), Bertoletti (2010) e Loyola (2009). Posteriormente, apresentaremos dados de uma entrevista realizada com professores de Artes Visuais no Estado de Santa Catarina sobre como eles veem as novas tecnologias e como a utilizam na sala de aula. Por fim, apontaremos diversas possibilidades de uso das novas tecnologias nas aulas de Arte na Educação Básica, com foco na linguagem visual e audiovidual. Temos como objetivo auxiliar professores de Artes Visuais com ideias que podem ser desdobradas e/ou adaptadas de diversas formas. Abordaremos possíveis atividades sobre fotografia, cinema, vídeo-arte, stop motion, redes sociais, programas de manipulação e criação de imagem, aplicativos e museus virtuais. Trabalhamos com a noção de hipertexto, por isso disponibilizaremos muitos links de vídeos e sites para que a leitura deste artigo seja direcionada conforme o interesse do leitor.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.