Contribuições da neuropsicopedagogia para o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência mental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820232120

Palabras clave:

aprendizagem, deficiência mental, Neuropsicopedagogia

Resumen

 A inclusão de estudantes com deficiência mental situa-se entre os maiores desafios da educação contemporânea brasileira. A escola, habituada a trabalhar com um modelo de aprendizagem que não considera a diversidade humana, encontra dificuldade para se adequar às especificidades dos alunos com deficiência mental. O campo da neuropsicopedagogia, por outro lado, vem oferecendo cada vez mais subsídios teóricos para a compreensão dos mecanismos cerebrais que levam à aprendizagem individual. Tal contexto levou a indagação sobre as possíveis formas de atuação do neuropsicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência mental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa sobre a produção científica das três últimas décadas sobre a deficiência mental e neuropsicopedagogia, foi possível conhecer as implicações da deficiência mental e os parâmetros para a atuação do neuropsicopedagogo no ambiente escolar. Os dados obtidos permitiram concluir que a falta de conhecimento sobre a especificidade dos processos cognitivos dos indivíduos com deficiência mental corresponde a um dos maiores entraves para a realização de práticas pedagógicas assertivas. Também foi possível concluir que o neuropsicopedagogo pode propor estratégias de ensino que viabilizem a aprendizagem do aluno com deficiência mental por meio da observação e identificação das questões pertinentes ao desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental do aluno e do ambiente escolar no qual está inserido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glenda Maíra Silva Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Sou docente da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Instituto Federal do Sul de Minas. Possuo bacharelado em estilismo em Moda (Uel), licenciatura em Educação Artística (Unifran), especialização em arte e Criatividade (Unifran), especialização em ensino de Artes visuais (Ufmg) e mestrado em Têxtil e Moda. Atuo nas áreas de ensino Artes e Moda. Minhas pesquisas são nas áreas de ensino de artes, aspectos antropológicos do vestuário e restauração e conservação preventiva de têxteis.

Citas

ANTIPOLFF, Ottíla Braga. Educação do excepcional (manual para professores). Volume I – O excepcional: sua educação, sua escola, métodos. Guanabara: Pestallozzi, 1974.

BATISTA, Marcus Welby; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n.1, p.101-111, Jan./Apr. 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000100012 > Acesso em: 20 mar. 2021.

BATSHAW, Mark L.; PERRET, Yvonne. Criança com deficiência: uma orientação médica. São Paulo: Maltese, 1990.

BORGES, Ângela Maria Rodrigues. Como a neuropsicopedagogia aperfeiçoa a aprendizagem na educação especial em Marabá. In: III CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Anais. Marabá: 24 a 26 de novembro de 2016. Disponível em: < https://cpee.unifesspa.edu.br/images/Anais_2016/Relatos_de_experiencia/Angela_Maria_Rodrigues.pdf > Acesso: em 25 mar 2020.

BRANDÃO, Amanda dos Santos; CALIATTO, Susana Gakyia. Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica. Revista Exitus, v.9, n.3, p.521-547, 2019. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/926 > > Acesso em: 20 mar. 2021.

GARGHETTI, Francine Cristine; MEDEIROS, José Gonçalves. NUERNBERG, Adriano Henrique. Breve história da deficiência intelectual. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 10, p.101-116, Jul., 2013. Disponível em: < https://nedef.paginas.ufsc.br/files/2017/10/Breve-hist%C3%B3ria-da-defici%C3%AAncia-intelectual.-1.pdf > Acesso em: 30 mar. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com deficiência. Disponível em: < https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html > Acesso em: 30 abr. 2021.

KINDERSLEY, Dorling. Guia médico da família. São Paulo: Nova cultural, 1994.

KNOBLOCH, H.; PASSAMANICK, B. Diagnóstico do desenvolvimento: avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico no lactente e na criança pequena: o normal e o patológico. 3.Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1990.

LANFREDI, Mônica Moreira Alves; PROENÇA, Munira Aiex. Aspectos psicológicos do desenvolimmento infantil. In: IPPG - Instituto de Puericultura e Pediatria Gesteira, Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rotinas de pediatria I. 2ed. Rio de Janeiro: Cultural, 1995.

LEITE, Zinole Helena; SILVA, Silvana Maria Moura. Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: um desafio à escola. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v.5, n.1, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5357 > Acesso em: 30 mar. 2021.

MACÊDO, Maria Viôleta Lima. Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p.28467-28478, dez. 2019. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5121 > Acesso em: 15 fev. 2021.

MELO, Silvana Regina de; OLIVEIRA, Rúbia Maria Monteiro W. de; OLIVEIRA, Daniela Velasquez de; BERNARDI, Tuanay Caroline; MILANI, Humberto. O desafio para compreender a morfologia cerebral: da visualização à quantificação. Saúde e Pesquisa, v. 2, n.1, p.97-106, 2019. Disponível em: < https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7053 > Acesso em: 13 fev. 2021.

MENDES, Suely Costa; MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. A escuta das crianças como instrumento qualitativo para atuação do neuropsicopedagogo no contexto do espaço escolar. Estudos IAT, Salvador, v. 4, n.1, 2019, p.20-33. Disponível em: < http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/viewFile/99/142 > Acesso em: 13 fev. 2021.

Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Declaração de Salamanca de princípios, política e prática para as necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

____________ Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia. 1990. Disponível em: < https://abres.org.br/wp-content/uploads/2019/11/declaracao_mundial_sobre_educacao_para_todos_de_marco_de_1990.pdf > Acesso em: 05 fev. 2021.

PLETSCH, Márcia Denise; BRAUN, Patrícia. A Inclusão de Pessoas com Deficiência Mental: um Processo em Construção. Democratizar, v. 2, n.2, mai./ago. 2008. Disponível em: < http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/institucional/revistas-faetec/revista-democratizar/category/4-v2-n2?download=29:Democratizar > Acesso em: 14 jan. 2021.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPP). Código de ética técnico profissional da neuropsicopedagogia. Disponível em: < http://www. sbnpp.com.br/wp-content/uploads/2014/09/C%C3%B3digo-de-%C3%89tica-e-T%C3%A9cnico-Profissional-da-Neuropsicopedagogia-SBNPp. Pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

SCHIPPER, Carla Maria; VESTENA, Carla Luciane Blum. Características do raciocínio do aluno deficiente intelectual à luz da Epistemologia Genética. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n.1, p. 79-88, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572016000100079&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 19 fev. 2021.

VASCONCELOS, Márcio M. Retardo mental. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2 (supl), 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572004000300010&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 14 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Histologia Interativa: Tecido Nervoso. Disponível em: < https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/tecido-nervoso/ >. Acesso em: 01 mai. 2021.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

MELO, Glenda Maíra Silva. Contribuições da neuropsicopedagogia para o acompanhamento pedagógico do aluno com deficiência mental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 120–141, 2023. DOI: 10.5965/198431781820232120. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20182. Acesso em: 21 nov. 2024.