Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182023272Palabras clave:
história oral de vida, ensaio fotográfico, fotografia contemplativa, mindfulnessResumen
Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; AMORIM, Maria Aparecida Blaz Vasques; BARBOSA, Xênia de Castro. Performance e objeto biográfico: questões para a História Oral de vida. Oralidades, Revista de História Oral, São Paulo, n. 2, p. 101-109, jul./dez. 2007.
BARRETO, Valéria P. de C.; FERREIRA, Simone C. M.; CORREIA, Dayse Mary da S. Estresse ocupacional na enfermagem e mindfulness: o que há de novo?. Revista Enfermagem Atual InDerme, Rio de Janeiro, v. 80, n. 18, 8 abr. 2019. Disponível em <https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/346>. Acesso em: 27 fev. 2020.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BITTAR, Yuri; SOUSA, Maria Sharmila Alina de; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 44, p. 171-186, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2020.
BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2014.
CHARON, Rita; SHIP, Amy; ASCH, Steven M.. Arts, Humanities, Medicine, and Discovery: a Creative Callings. Journal of General Internal Medicine, volume 35, pg. 407–408, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11606-019-05513-6> Acesso em: 27 fev. 2020.
DEMARZO, Marcelo; GARCIA-CAMPAYO, Javier. Mindfulness Aplicado à Saúde (Mindfulness for Health). PROMEF - Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ciclo 12, v. 1. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017. p. 125-64. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317225586_Mindfulness_Aplicado_a_Saude_Mindfulness_for_Health>. Acesso em: 27 fev. 2020.
DIETRICH, Ana Maria. História Oral e Fotografia: desafios metodológicos. Contemporâneos, Revista de História Contemporânea, n. 1, [s.p], nov-abr-2008. Disponível em: <https://www.revistacontemporaneos.com.br/n1/pdf/ho_fotografia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2020.
FIUZA, Beatriz Cunha; PARENTE, Cristiana. O conceito de Ensaio Fotográfico. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 4, n. 4. p 161-176, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511>. Acesso em: 17 fev. 2020.
GALLIAN, Dante Marcello Claramonte, PONDÉ, Luiz Felipe; RUIZ, Rafael. Humanização, humanismos e humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde, Revista Internacional de Humanidades Médicas, v. 1, n. 1, p. 5-15, 2012.
KARR, Andy; WOOD, Michael. The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes. Boston: Shambhala Pub., Boston, 2011.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 5. ed. rev. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
MORAES, Suely de Oliveira. Experiências de pescadores artesanais de Piratininga: história oral de vida. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. Disponível em:
<http://tede.unigranrio.edu.br/handle/tede/351>. Acesso em: 4 fev. 2020.
NOBRE, Itamar de Moraes. A fotografia como narrativa visual. Revista Inter-Legere, n. 5, p. 66-82, 3 dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4572/3735>. Acesso em: 4 fev. 2020.
NOGUEIRA, Alane da Silva Costa; SILVA, Priscila Teixeira da. Memória e história de vida de três mulheres e o papel socio-historico na construção da comunidade tabua em Guanambiba. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 93-111, 2018. Disponível em:
<http://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5550>. Acesso em: 4 fev. 2020.
SEAWRIGHT, Leandro. Etno-história-oral: a sobrevivência de uma indígena Kaingang à época da ditadura militar brasileira. religião e protagonismo. Fronteiras, [S.l.], v. 19, n. 34, p. 280-301, dez. 2017. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/7601/4188>. Acesso em: 4 fev. 2020.
SEIBEL, Bruna Larissa; DESOUSA, Diogo; KOLLER, Silvia Helena. Adaptação Brasileira e Estrutura Fatorial da Escala 240-item VIA Inventory of Strengths. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 3, p. 371-383, dec. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300371&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 fev. 2020.
SONTAG, Susan. O Mundo-imagem. In: Ensaios sobre a fotografia. Trad. de Joaquim Paiva. Rio de janeiro: Arbor, 1981.
ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições, Campinas , v. 21, n. 1, p. 149-161, abr. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Yuri Bittar, Flavia Liberman, Dante Marcello Claramonte Gallian
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.