Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023272

Palabras clave:

história oral de vida, ensaio fotográfico, fotografia contemplativa, mindfulness

Resumen

Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yuri Bittar, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando no programa INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. É mestre em Ensino em Ciências pelo CEDESS-UNIFESP, graduado em Desenho Industrial (Mackenzie) e História (USP). Pesquisa e desenvolve a Fotografia Contemplativa, sendo um dos pioneiros deste tipo de fotografia no Brasil e autor de diversos artigos sobre o tema. É instrutor de Mindfulness certificado pelo Mente Abeta-UNIFESP, e coordenador do Laboratório de Humanidades e pesquisador no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde CeHFi-UNIFESP. Coordena o projeto de extensão Fotografia e Cultura para Todos, que leva aulas de fotografia especialmente para crianças em tratamento oncológico, mas também idosos e jovens. Áreas de atuação: Ensino da Fotografia, Mindfulness, Meditação, Fotografia Contemplativa, Humanidades e Humanização, Ensino em Ciências da Saúde, Laboratório de Humanidades. 

Citas

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; AMORIM, Maria Aparecida Blaz Vasques; BARBOSA, Xênia de Castro. Performance e objeto biográfico: questões para a História Oral de vida. Oralidades, Revista de História Oral, São Paulo, n. 2, p. 101-109, jul./dez. 2007.

BARRETO, Valéria P. de C.; FERREIRA, Simone C. M.; CORREIA, Dayse Mary da S. Estresse ocupacional na enfermagem e mindfulness: o que há de novo?. Revista Enfermagem Atual InDerme, Rio de Janeiro, v. 80, n. 18, 8 abr. 2019. Disponível em <https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/346>. Acesso em: 27 fev. 2020.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BITTAR, Yuri; SOUSA, Maria Sharmila Alina de; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. A experiência estética da literatura como meio de humanização em saúde: o Laboratório de Humanidades da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 44, p. 171-186, mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000100014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2020.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19. P. 20-28. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2014.

CHARON, Rita; SHIP, Amy; ASCH, Steven M.. Arts, Humanities, Medicine, and Discovery: a Creative Callings. Journal of General Internal Medicine, volume 35, pg. 407–408, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11606-019-05513-6> Acesso em: 27 fev. 2020.

DEMARZO, Marcelo; GARCIA-CAMPAYO, Javier. Mindfulness Aplicado à Saúde (Mindfulness for Health). PROMEF - Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ciclo 12, v. 1. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017. p. 125-64. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317225586_Mindfulness_Aplicado_a_Saude_Mindfulness_for_Health>. Acesso em: 27 fev. 2020.

DIETRICH, Ana Maria. História Oral e Fotografia: desafios metodológicos. Contemporâneos, Revista de História Contemporânea, n. 1, [s.p], nov-abr-2008. Disponível em: <https://www.revistacontemporaneos.com.br/n1/pdf/ho_fotografia.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2020.

FIUZA, Beatriz Cunha; PARENTE, Cristiana. O conceito de Ensaio Fotográfico. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 4, n. 4. p 161-176, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1511>. Acesso em: 17 fev. 2020.

GALLIAN, Dante Marcello Claramonte, PONDÉ, Luiz Felipe; RUIZ, Rafael. Humanização, humanismos e humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde, Revista Internacional de Humanidades Médicas, v. 1, n. 1, p. 5-15, 2012.

KARR, Andy; WOOD, Michael. The Practice of Contemplative Photography: Seeing the World with Fresh Eyes. Boston: Shambhala Pub., Boston, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 5. ed. rev. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

MORAES, Suely de Oliveira. Experiências de pescadores artesanais de Piratininga: história oral de vida. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciências Humanas) - Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2019. Disponível em:

<http://tede.unigranrio.edu.br/handle/tede/351>. Acesso em: 4 fev. 2020.

NOBRE, Itamar de Moraes. A fotografia como narrativa visual. Revista Inter-Legere, n. 5, p. 66-82, 3 dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4572/3735>. Acesso em: 4 fev. 2020.

NOGUEIRA, Alane da Silva Costa; SILVA, Priscila Teixeira da. Memória e história de vida de três mulheres e o papel socio-historico na construção da comunidade tabua em Guanambiba. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 1, n. 1, p. 93-111, 2018. Disponível em:

<http://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5550>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SEAWRIGHT, Leandro. Etno-história-oral: a sobrevivência de uma indígena Kaingang à época da ditadura militar brasileira. religião e protagonismo. Fronteiras, [S.l.], v. 19, n. 34, p. 280-301, dez. 2017. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/7601/4188>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SEIBEL, Bruna Larissa; DESOUSA, Diogo; KOLLER, Silvia Helena. Adaptação Brasileira e Estrutura Fatorial da Escala 240-item VIA Inventory of Strengths. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 3, p. 371-383, dec. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712015000300371&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 fev. 2020.

SONTAG, Susan. O Mundo-imagem. In: Ensaios sobre a fotografia. Trad. de Joaquim Paiva. Rio de janeiro: Arbor, 1981.

ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições, Campinas , v. 21, n. 1, p. 149-161, abr. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 fev. 2020.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

BITTAR, Yuri; LIBERMAN, Flavia; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 072–095, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023272. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19613. Acesso em: 17 may. 2024.