Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020389Palabras clave:
Ensino de Matemática, Lúdico, Leucemia Linfoide Aguda,Resumen
Neste artigo são apresentados dados sobre como acontece o ensino de uma criança com Leucemia Linfoide Aguda nos anos iniciais da Educação Básica, impossibilitada de ir para a escola em virtude do internamento hospitalar e do tratamento de saúde. Trata-se de um estudo de caso, fundamentado num levantamento bibliográfico e no desenvolvimento de aulas de Matemática, tendo como prática metodológica o ensino e aprendizagem através do lúdico. A investigação mostrou que os jogos, bem como outros recursos didáticos, em um contexto de alegria, favoreceram para a criança a construção de conhecimentos, além de proporcionarem momentos de convívio que lhe ajudaram a lidar com as mudanças de rotina. No que diz respeito a formação docente, a pesquisa foi muito importante, pois proporcionou aos envolvidos uma experiência distinta, permitindo conhecer uma aluna em cuidados terapêuticos e a trabalhar em situações adversas, e saber como o Estado do Paraná e o Município de Foz do Iguaçu participam desse processo, o que contribui muito para a formação de professores de Matemática.
Descargas
Citas
ABRALE. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Leucemia Linfoide Aguda - LLA. São Paulo: ABRALE, 2016. Disponível em: https://www.abrale.org.br. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEE, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3i986nt. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://bit.ly/2YyHDrB. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Decreto-Lei nº. 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre o tratamento excepcional para os alunos portadores de afecções. Brasília: Presidência da República, 1969. Disponível em: https://bityli.com/RJXIH. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3fVdusc. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://bityli.com/RSuGw. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://bityli.com/IOAkY. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEE, 1994. Disponível em: https://bityli.com/42J1h. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEE, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3fZYQA4. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/CNE, 2001. Disponível em: https://bityli.com/5NGLJ. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Resolução CONANDA nº. 41, de 13 de outubro de 1995. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Brasília: CONANDA, 1995. Disponível em: https://bityli.com/SYNLQ. Acesso em: 27 jun. 2020.
COHEN, Ruth Helena Pinto; MELO, Amanda Gonçalves da Silva. Entre o Hospital e Escola: o câncer em crianças. Estilos da Clínica, Rio de Janeiro, dez. 2010, p. 306-325. Disponível em: https://bit.ly/3dv1WdL. Acesso em: 27 jun. 2020.
DARMASO, Maria Emília Matos; SUGUIHURA, Ana Luiza Magaldi; WECHSLER, Amanda Muglia. Psico-Oncologia Infantil e a Importância do Brincar no Enfrentamento da Doença. Psicologia Saberes & Práticas, n. 1, v. 1, p. 85-92, 2017. Disponível em: https://bityli.com/DrqHK. Acesso em: 27 jun. 2020.
DESSOY, Ana Paula; KLIEMANN, Geovana Luiza; ALTHAUS, Neiva; DIEDRICH, Tiane Cristina; ELY, Camila; SCHOSSLER, Daniela Cristina; FERNANDES, Luciana Caroline Kilpp; DULLIUS, Maria Madalena. Movimentando-se com a Matemática. In: DULLIUS, Maria Madalena (org.). Brincando e Aprendendo Matemática. Lajeado: EDUNIVATES, 2015, p. 9-31. Disponível em: https://bit.ly/2A43spn. Acesso em: 27 jun. 2020.
FONSECA, Eneida Simões da. A Situação Brasileira do Atendimento Pedagógico-Educacional Hospitalar. Educação e Pesquisa [online], Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 117-129, 1999. Disponível em: https://bit.ly/37Y8PmG. Acesso em: 27 jun. 2020.
FONTES, Rejane de S. A Escuta Pedagógica à Criança Hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-139, mai./ago. 2005. Disponível em: https://bit.ly/31nryXD. Acesso em: 27 jun. 2020.
FOZ DO IGUAÇU. Atendimento Pedagógico Hospitalar. Foz do Iguaçu, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2Vk2dd9. Acesso em: 27 jun. 2020.
GODOY, Shirley Alves. Atendimento Pedagógico Domiciliar – uma situação pontual em escola da rede estadual de ensino na cidade de Londrina. In: PARANÁ. Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). Curitiba: SEED, 2010, p. 83-90. Disponível em: https://bit.ly/3eu94bv. Acesso em: 27 jun. 2020.
LIMA, Idalice Ribeiro Silva. Políticas de Educação Escolar em Ambientes Hospitalares: em defesa da escola no hospital. Revista Educação e Políticas em Debate, Minas Gerais, v. 4, n. 1, jan./jul. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2YAFImp. Acesso em: 27 jun. 2020.
LÜBECK, Kelly Roberta Mazzutti; BEZERRA, Renata Camacho; SOUZA, José Ricardo; SIEGLOCH, Graciela. Atividades Lúdicas: refletindo sobre a aprendizagem matemática nos anos iniciais. Curitiba: CRV, 2012.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira.; MUGGIATI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar. Curitiba: Champagnat, 2001.
MENEZES, Cinthya Vernizi Adachi de. Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar: o caráter inovador na construção de uma política pública no estado do Paraná. In: PARANÁ. Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). Curitiba: SEED, 2010, p. 15-29. Disponível em: https://bit.ly/3eu94bv. Acesso em: 27 jun. 2020.
OHARA, Conceição Vieira da Silva; BORBA, Regina Issuzu Hirooka de; CARNEIRO, Ieda Aparecida. Classe Hospitalar: direito da criança ou dever da instituição? Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 91-99, dez. 2008. Disponível em: https://bityli.com/SS0GT. Acesso em: 27 jun. 2020.
PAIXÃO, Tatiana Monteiro da; FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de; ROSAS, Anny Mary Machado Tinoco Feitosa; CORAPES, Viviane Brasil Amaral dos Santos. Detecção Precoce e Abordagem do Câncer Infantil na Atenção Primária. Revista de Enfermagem UFPE [online], Recife, v. 12, n. 5, p. 1437-1443, mai. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2BHKQfb. Acesso em: 27 jun. 2020.
PARANÁ. Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). Curitiba: SEED, 2010. Disponível em: https://bit.ly/31o4kAi. Acesso em: 27 jun. 2020.
PATERLINI, Ana Carolina Carvalho Rocha; BOEMER, Magali Roseira. A Reinserção Escolar na Área de Oncologia Infantil – avanços e perspectivas. Revista Eletrônica Enfermagem, v. 10, n. 4, p. 1152-1158, 2008. Disponível em: https://bityli.com/16yR0. Acesso em: 27 jun. 2020.
ROLIM, Carmen Lúcia Artioli; GÓES, Maria Cecília Rafael de. Crianças com Câncer e o Atendimento Educacional nos Ambientes Hospitalar e Escolar. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 509-523, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3822qqH. Acesso em: 27 jun. 2020.
SANTOS, Kelly Maiara Masur da Silva. Matemática Divertida: levando ensino e alegria para uma criança em tratamento com câncer. 2018. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
SILVA, Gisele Machado da; TELES, Shirley Santos; VALLE, Elizabeth Rainer Martins do. Estudo sobre as Publicações Brasileiras Relacionadas a Aspectos Psicossociais do Câncer Infantil - período de 1998 a 2004. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 51, n. 3, p. 253-261, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3hYB5tU. Acesso em: 27 jun. 2020.
SILVEIRA, Cinthia Rodrigues; CUSTÓDIO, Silvana Aparecida Maziero. A Reinserção Escolar da Criança com Câncer e a Importância da Atuação do Assistente Social Frente a esta Realidade. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos: Construindo o Serviço Social, Bauru, v. 10, n. 18, p. 01-51, jul./dez. 2006. Disponível: https://bit.ly/2CI7kxp. Acesso em: 27 jun. 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990. Disponível em: https://bit.ly/2B0STUL. Acesso em: 27 jun. 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas. Salamanca: UNESCO, 1994. Disponível em: https://bityli.com/9QwR3. Acesso em: 27. jun. 2020.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. Trad. José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: https://bit.ly/3extwYY. Acesso em: 27 jun. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Kelly Maiara Masur da Silva, Vanessa Lucena almeida camargo de almeida klaus, Marcos Lübeck, Eliane Pinto de Góes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.