Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda

Authors

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  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Western Paraná State University image/svg+xml
  • Eliane Pinto de Góes Western Paraná State University image/svg+xml
  • Marcos Lübeck Western Paraná State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020389

Keywords:

Ensino de Matemática, Lúdico, Leucemia Linfoide Aguda,

Abstract

Neste artigo são apresentados dados sobre como acontece o ensino de uma criança com Leucemia Linfoide Aguda nos anos iniciais da Educação Básica, impossibilitada de ir para a escola em virtude do internamento hospitalar e do tratamento de saúde. Trata-se de um estudo de caso, fundamentado num levantamento bibliográfico e no desenvolvimento de aulas de Matemática, tendo como prática metodológica o ensino e aprendizagem através do lúdico. A investigação mostrou que os jogos, bem como outros recursos didáticos, em um contexto de alegria, favoreceram para a criança a construção de conhecimentos, além de proporcionarem momentos de convívio que lhe ajudaram a lidar com as mudanças de rotina. No que diz respeito a formação docente, a pesquisa foi muito importante, pois proporcionou aos envolvidos uma experiência distinta, permitindo conhecer uma aluna em cuidados terapêuticos e a trabalhar em situações adversas, e saber como o Estado do Paraná e o Município de Foz do Iguaçu participam desse processo, o que contribui muito para a formação de professores de Matemática.

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Author Biographies

Kelly Maiara Masur da Silva dos Santos, Western Paraná State University

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática pela Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Western Paraná State University

Professora mestre e membra do colegiado de Matemática da Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

Eliane Pinto de Góes, Western Paraná State University

Professora Doutora e membra do colegiado de Enfermagem da Unioeste.

Marcos Lübeck, Western Paraná State University

Professor Doutor e membro do colegiado de Matemática da Unioeste campus de Foz do Iguaçu-PR.

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Published

2020-07-01

How to Cite

SANTOS, Kelly Maiara Masur da Silva dos; KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; GÓES, Eliane Pinto de; LÜBECK, Marcos. Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 389–411, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020389. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15188. Acesso em: 22 dec. 2024.