Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014050Keywords:
Palavras- chave, Ensino de Artes Visuais, Cultura, Formação Cultural, Metodologia de Ensino, Formação Docente.Abstract
Considerando o debate acerca da cultura uma problemática relevante no contexto da formação de professores de Artes Visuais, analisamos no presente artigo as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula e como as problemáticas que envolvem o tema da cultura podem ser tratadas pelos docentes. A conceituação teórica do trabalho teve como premissa os conceitos apresentados por Terry Eagleton, a partir de seu livro A ideia de Cultura (2011), debatido nas aulas da disciplina Educação e Cultura nas Artes Visuais, ministrada pela Prof.ª Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC no 2º semestre de 2014. Acrescentaram-se as referências de Vigotski (2009), Newton Duarte (2003) e Fonseca da Silva (2013) para o constructo de um discurso materialista histórico dialético. Após revisão da literatura, buscamos fontes atuais de debates culturais que pudessem ser objeto de discussão no espaço escolar. Por fim somamos nossas contribuições no que se refere à formação do docente, acrescentando análises sobre as metodologias de ensino mais relevantes quanto ao debate sobre cultura a que tivemos acesso ao longo de nosso trabalho no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas. Nas considerações finais destacamos que o maior desafio para os professores de artes visuais quanto à formação cultural dos discentes é a criação de espaços questionadores e contra hegemônicos dentro de instituições formais de ensino, como em outras esferas educativas, que possibilitem a apropriação artística, considerando soluções a serem elaboradas levando em conta não apenas as particularidades culturais das comunidades envolvidas, mas as dificuldades encontradas no ensino formal da sociedade capitalista.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.