Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014050Palabras clave:
Palavras- chave, Ensino de Artes Visuais, Cultura, Formação Cultural, Metodologia de Ensino, Formação Docente.Resumen
Considerando o debate acerca da cultura uma problemática relevante no contexto da formação de professores de Artes Visuais, analisamos no presente artigo as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula e como as problemáticas que envolvem o tema da cultura podem ser tratadas pelos docentes. A conceituação teórica do trabalho teve como premissa os conceitos apresentados por Terry Eagleton, a partir de seu livro A ideia de Cultura (2011), debatido nas aulas da disciplina Educação e Cultura nas Artes Visuais, ministrada pela Prof.ª Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC no 2º semestre de 2014. Acrescentaram-se as referências de Vigotski (2009), Newton Duarte (2003) e Fonseca da Silva (2013) para o constructo de um discurso materialista histórico dialético. Após revisão da literatura, buscamos fontes atuais de debates culturais que pudessem ser objeto de discussão no espaço escolar. Por fim somamos nossas contribuições no que se refere à formação do docente, acrescentando análises sobre as metodologias de ensino mais relevantes quanto ao debate sobre cultura a que tivemos acesso ao longo de nosso trabalho no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas. Nas considerações finais destacamos que o maior desafio para os professores de artes visuais quanto à formação cultural dos discentes é a criação de espaços questionadores e contra hegemônicos dentro de instituições formais de ensino, como em outras esferas educativas, que possibilitem a apropriação artística, considerando soluções a serem elaboradas levando em conta não apenas as particularidades culturais das comunidades envolvidas, mas as dificuldades encontradas no ensino formal da sociedade capitalista.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.