Corpo e identidade com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016060Palavras-chave:
Artes, Corpo, Identidade, Alexssandro SchappoResumo
Neste artigo apresentamos uma abordagem sobre a arte local, a partir do tema “Corpo e identidade: com ênfase nas produções de Alexssandro Schappo” e a importância dos artistas regionais. Esta pesquisa teve como principal objetivo enfatizar ao educando a relevância dos artistas locais e de seus trabalhos para com o município de Maravilha - SC. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica, com abordagem explicativa e qualitativa frente ao tema proposto. Quanto aos dados, foram coletados através de entrevista direta com o artista acima citado, onde foi possível que o educando conhecesse sua biografia e suas produções artísticas. Foram desenvolvidas práticas respectivas, procurando atender ao tema proposto no nível de Ensino Médio. Apresentou-se neste artigo o resultado da análise a partir da autobiografia e autorretrato do aluno, que expressou sua autonomia e criatividade despertando a valorização de artistas regionais e locais.Downloads
Referências
ALMEIDA, Giselle Asfury. Arte contemporânea: hibridismo e reflexão para o ensino da arte. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4472/1/2011_GiselleAsfurydeAlmeida.pdf Acesso: 29 de outubro de 2016.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BARBON, Lilian Patrícia. O Autorretrato Fotográfico: Encenação, Despersonificação e Desaparecimento. 2010. Disponível em: http://ppgav.ceart.udesc.br/VCiclo/artigo23.pdf. Acessado em 04 de dezembro de 2015.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas Sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Campinas: Revista Brasileira de Educação, 2002, p.20-28.
CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: ed. WMF Martins Fontes, 2009.
CANTON, Katia. NOVÍSSIMA ARTE BRASILEIRA, um guia de tendências. São Paulo, Iluminares, 2001.
COCCHIARALE. Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2006.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
COSTA LUZ, Aline da, NORONHA, Marcio Pizzaro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponível em: http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acessado em 22 de novembro de 2015.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DIEHL, Viviane. PAZ, Thais Raquel da Silva. O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial. [2012].
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 11 ed. Campinas: Papirus, 2008.
FARIA, Hamilton. Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. 2ed.São Paulo, instituto polis, 2003.
GIALDI, Francisco. MARAVILHA: sua terra, sua gente sua história. Est edições, Porto Alegre, 1993.
GURALSKI, Luciano UNOESC. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/travessi as/search/authors/view?firstName=Luciano&middleName=&lastName=Guralski&affiliation=UNOESC . Acesso em 10 de junho de 2015.
GRUPO FLUXUS. Festival internacional de cinema na internet. Governo de Minas/Patrocínio OI. 2012.
LEITE, Maria Isabel. Experiência estética e formação cultural: rediscutindo o papel da cidade e de seus equipamentos culturais. UNOCHAPECÓ, Ed. Universitária: Argos, 2011.
LUZ, Aline da Costa; NORONHA, Marcio Pizarro. Poética e Memória, Arte e História – Da autobiografia ao testemunhal e vice-versa. Disponíveis em:http://www.seminariodehistoria.ufop.br/t/aline_da_costa_luz.pdf. Acesso em: 22 de novembro de 2015.
MARTINI, Gisélia. Arte na cidade. SESC de São Miguel do Oeste, 2014.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS / Secretaria de Educação Fundamental. – 2.ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SANTANELLA, Lúcia. Arte Corpo Tecnologia. Transfigurações artísticas do corpo tecnológico. São Paulo: ECA/USP, 2014.
SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO. Pretexto. SESC de São Miguel do Oeste, 2012.
SCHAPPO. Alexssandro. Entrevista cedida a Marinês Schenkel. Maravilha, 04 de maio de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.