Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781022014050Palavras-chave:
Palavras- chave, Ensino de Artes Visuais, Cultura, Formação Cultural, Metodologia de Ensino, Formação Docente.Resumo
Considerando o debate acerca da cultura uma problemática relevante no contexto da formação de professores de Artes Visuais, analisamos no presente artigo as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula e como as problemáticas que envolvem o tema da cultura podem ser tratadas pelos docentes. A conceituação teórica do trabalho teve como premissa os conceitos apresentados por Terry Eagleton, a partir de seu livro A ideia de Cultura (2011), debatido nas aulas da disciplina Educação e Cultura nas Artes Visuais, ministrada pela Prof.ª Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC no 2º semestre de 2014. Acrescentaram-se as referências de Vigotski (2009), Newton Duarte (2003) e Fonseca da Silva (2013) para o constructo de um discurso materialista histórico dialético. Após revisão da literatura, buscamos fontes atuais de debates culturais que pudessem ser objeto de discussão no espaço escolar. Por fim somamos nossas contribuições no que se refere à formação do docente, acrescentando análises sobre as metodologias de ensino mais relevantes quanto ao debate sobre cultura a que tivemos acesso ao longo de nosso trabalho no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas. Nas considerações finais destacamos que o maior desafio para os professores de artes visuais quanto à formação cultural dos discentes é a criação de espaços questionadores e contra hegemônicos dentro de instituições formais de ensino, como em outras esferas educativas, que possibilitem a apropriação artística, considerando soluções a serem elaboradas levando em conta não apenas as particularidades culturais das comunidades envolvidas, mas as dificuldades encontradas no ensino formal da sociedade capitalista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.