Extrato aquoso de Cyperus rotundus no enraizamento de estacas lenhosas de Prunus persica cv. ‘Chimarrita’
DOI:
https://doi.org/10.5965/223811711622017195Palavras-chave:
estaquia, tiririca, pessegueiro, propagação vegetativa, ácido indol-3-acético.Resumo
Embora os reguladores de crescimento do grupo das auxinas sejam comumente utilizados para induzir o enraizamento de estacas, nos últimos anos, as pesquisas têm voltado interesse para obtenção de métodos alternativos de indução da rizogênese em estacas de plantas de difícil propagação vegetativa, como a do pessegueiro cv. ‘Chimarrita’. Isso faz com que a tiririca, planta encontrada em larga escala em grande parte do mundo, apresente-se como uma alternativa para a promoção de enraizamento de estacas, por possuir compostos fenólicos que apresentam efeito sinergístico com a auxina endógena. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de enraizamento de estacas lenhosas de pessegueiro cv. ‘Chimarrita’ com a aplicação de diferentes concentrações do extrato aquoso de Cyperus rotundus L. em comparação com a aplicação do regulador de crescimento ácido indol-3-acético. Os tratamentos consistiram em diferentes concentrações de extratos aquosos do sistema radicular e de parte aérea de C. rotundus L. e do regulador de crescimento ácido indol-3-acético. Avaliou-se a percentagem de estacas vivas, de estacas enraizadas, de calos, o comprimento da raiz primária e a matéria seca do sistema radicular. O extrato aquoso de parte aérea e sistema radicular de C. rotundus L. não promove o enraizamento de estacas lenhosas de pessegueiro cv. ‘Chimarrita’ no período de 90 dias. A concentração de ácido indol-3-acético 500 mg L-1 é a que promove maior enraizamento de estacas lenhosas de pessegueiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-13
Como Citar
SCARIOT, Eliziane; BONOME, Lisandro Tomas da Silva; BITTENCOURT, Henrique Von Hertwig; LIMA, Cláudia Simone Madruga. Extrato aquoso de Cyperus rotundus no enraizamento de estacas lenhosas de Prunus persica cv. ‘Chimarrita’. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 16, n. 2, p. 195–200, 2017. DOI: 10.5965/223811711622017195. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711622017195. Acesso em: 1 out. 2023.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.