O aprendizado através do contexto: relato de uma experiência vinculada ao PIBID artes visuais

Denilson Cristiano Antonio

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida para meu
Trabalho de Conclusão de Curso, criando articulações entre meus
interesses em pesquisa como futuro professor e a oportunidade em
ser bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
(PIBID) na área de Artes Visuais, no ano de 2013. Atuando
e acompanhando as aulas durante um ano letivo, preparei o conteúdo,
unindo a experiência dentro da sala de aula e minhas pesquisas
referentes ao conteúdo planejado. O trabalho aborda a cultura dos
bonecos e das máscaras, onde relato como abordei o tema e as possíveis
relações que pesquisei, para poder relacionar e contextualizar
com a realidade da cultura local. Transpassei as épocas explorando
as culturas e a arte em torno das máscaras, para somente depois
propor que cada aluno produzisse sua própria máscara. Também
apresento minhas reflexões sobre a experiência de acompanhar a
turma durante um ano inteiro, bem como os problemas da escola
pública, analisando de um ponto de vista em que relaciono com os
ensinamentos de Paulo Freire.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092512122014070



Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.