Circo que Foge com o Sonho: planos de fuga e estratégias pedagógicas para sonhar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019030Palavras-chave:
ensino de teatro, escultura social, arte participativa, pedagogias na ruaResumo
Este trabalho apresenta resultados de um projeto de ensino de teatro executado a partir de noções expandidas de comunidade e resultante de estudos sobre a pedagogia radical. Convidamos à reflexão sobre oportunidades disponíveis para rasgar limites metodológicos no contexto da pedagogia da cena, sejam eles referentes a subcategorias da performance teatral ou do que pressupomos ser uma comunidade, ou mesmo àquilo o que definimos como processos de aprendizagem e seus objetivos determinados antecipadamente. No contexto de um estágio em comunidade esta análise se instaura a partir da noção de planos de fuga, dos filósofos Guattari e Deleuze, e alcança questionamentos sobre o lugar de ensino, reflete sobre uma pedagogia do sonho e indaga sobre as implicações de constituir comunidades efêmeras a partir do acontecimento de uma aula de teatro.
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