Circo que Foge com o Sonho: planos de fuga e estratégias pedagógicas para sonhar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019030Keywords:
ensino de teatro, escultura social, arte participativa, pedagogias na ruaAbstract
Este trabalho apresenta resultados de um projeto de ensino de teatro executado a partir de noções expandidas de comunidade e resultante de estudos sobre a pedagogia radical. Convidamos à reflexão sobre oportunidades disponíveis para rasgar limites metodológicos no contexto da pedagogia da cena, sejam eles referentes a subcategorias da performance teatral ou do que pressupomos ser uma comunidade, ou mesmo àquilo o que definimos como processos de aprendizagem e seus objetivos determinados antecipadamente. No contexto de um estágio em comunidade esta análise se instaura a partir da noção de planos de fuga, dos filósofos Guattari e Deleuze, e alcança questionamentos sobre o lugar de ensino, reflete sobre uma pedagogia do sonho e indaga sobre as implicações de constituir comunidades efêmeras a partir do acontecimento de uma aula de teatro.
Downloads
References
ALVAREZ, Alfredo. Noite: a vida noturna, a linguagem da noite, o sono e os sonhos. Tradução de Luiz Bernardo Pericás, Bernardo Pericás Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BERGSON, Henri. O sonho. Revista de Filosofia Trans/form/ação, v. 27, n. 1, p. 93 - 109, 2004.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. (online), n.19. p. 20-28, 2002.
BONDIA, Jorge Larrosa. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Huctec, 2003.
HARNEY, Stefano. “Hapticality in the Undercommons or From Operations Management to Black Ops” in Cumma Papers #9 https://cummastudies.files.wordpress.com/2013/08/cumma- papers-9.pdf
HARNEY, Stefano; MOTTEN, Fred. The Undercommons. Fugitive Planning and Black Study. Nova Iorque: Minor Compositions, 2013.
MASSUMI, Brian. Parables for the virtual. Movement, affect,
sensation. Durnham e Londres: Duke Universitu Press, 2002.
MANCINI, Bianca Scliar C. Anotações sobre Pedagogias Radicais.
Revista Nupeart. Florianópolis, v. 16, p. 10 - 21, 2016.
MANNING, Erin. INFLeXions No. 1- How is Research-Creation? (May 2008). Creative Propositions for Thought in Motion. Disponível em http://inflexions.org/n1_manninghtml.html
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.