A PERFORMANCE NA ESCOLA: EVIDENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Isabella Fernanda Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017014

Resumo

A Arte é um componente curricular da Educação Básica brasileira e seu ensino/aprendizagem contempla inúmeras expressões artísticas da Dança, do Teatro, das Artes Visuais e da Música. A performance é uma expressão artística muito relevante e recorrente na contemporaneidade e se insere nas lógicas das artes pública e conceitual, podendo ampliar a aproximação entre público e arte, assim como o cruzamento de diversas outras expressões contemporâneas. O ensino/aprendizagem da performance na escola é um desafio, pois evidencia diversas questões e problemas em relação a métodos de ensino/aprendizagem e organização escolar na atualidade. Pensar o corpo como suporte para a arte traz à tona inúmeras questões importantes para a arte contemporânea, questões que devem ser levadas para as aulas de Arte. Este artigo apresenta e discute algumas experiências com a performance no ensino/aprendizagem de Arte em uma escola pública. Essas práticas se relacionam diretamente com a poética do artista/professor e levantam questões sobre as tensões existentes entre arte e ensino/aprendizagem, como a arte se apresenta na escola e quais são suas possibilidades e limitações nesse contexto.

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Biografia do Autor

Isabella Fernanda Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista/professora. Mestre em Artes (Universidade Federal de MInas Gerais). Especialista em Arte, Educação e NOvas Tecnologias (Universidade de Brasília). Graduação em Licencitura em Artes Visuais (Universidade Federal de Minas Gerais).

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

SANTOS, Isabella Fernanda. A PERFORMANCE NA ESCOLA: EVIDENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 14–26, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10025. Acesso em: 12 nov. 2024.