A PERFORMANCE NA ESCOLA: EVIDENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017014Resumo
A Arte é um componente curricular da Educação Básica brasileira e seu ensino/aprendizagem contempla inúmeras expressões artísticas da Dança, do Teatro, das Artes Visuais e da Música. A performance é uma expressão artística muito relevante e recorrente na contemporaneidade e se insere nas lógicas das artes pública e conceitual, podendo ampliar a aproximação entre público e arte, assim como o cruzamento de diversas outras expressões contemporâneas. O ensino/aprendizagem da performance na escola é um desafio, pois evidencia diversas questões e problemas em relação a métodos de ensino/aprendizagem e organização escolar na atualidade. Pensar o corpo como suporte para a arte traz à tona inúmeras questões importantes para a arte contemporânea, questões que devem ser levadas para as aulas de Arte. Este artigo apresenta e discute algumas experiências com a performance no ensino/aprendizagem de Arte em uma escola pública. Essas práticas se relacionam diretamente com a poética do artista/professor e levantam questões sobre as tensões existentes entre arte e ensino/aprendizagem, como a arte se apresenta na escola e quais são suas possibilidades e limitações nesse contexto.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, Fernanda Pereira da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cotez, 2010.
DEOUD, Fernando. Arte: Ambiência Estética, Imaginativa e Metafórica. Dissertação de Mestrado em Artes, EBA/UFMG, 2005.
GOLDBERD, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Martins Fontes: São Paulo, 2006.
FABIÃO, Elenora. Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009-a. p. 61-72.
NAZARETH, Paulo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultu-ra Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa425936/paulo-nazareth>. Acesso em: 30 jun. 2017. Verbete da Enciclopédia.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Fugindo da escola do passado: arte na vida. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 8, n. 2, p. 5 - 17. – mai./ago. 2015 ISSN 1983 – 7348. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.5902/1983734819862> Acesso em 15 set. 2017.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Novas territorialidades e identidades cultu-rais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: Anais do 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas / Sheila Cabo Geraldo, Luiz Cláudio da Costa (organizadores). - Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf> Acesso em 28 jun. 2015.
SILVEIRA, Regina. Politica e arte: ocupação de Regina Silveira. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/politica-e-arte-ocupacao-regina-silveira-2010> Acesso em 16 set. 2017.
THIESEN, Juares da Silva. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em revis-ta (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais). Belo Horizonte, 2011. vol. 27, n.1 – abril, 2011 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.