FORMAÇÃO DE ESPECTADORES TEATRAIS: UM EXPERIMENTO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017059Palavras-chave:
formação de espetáculos , teatro-educação , pedagogia do espectadorResumo
Este artigo apresenta um relato do resultado de uma prática pedagógica de ensino do teatro, com ênfase na recepção de espetáculos no contexto escolar, desenvolvida em decorrência de pesquisa acadêmica no Mestrado Profissional em Artes. A aplicação da pesquisa aconteceu em 2015, com alunos de ensino médio do Instituto Estadual de Educação, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. O experimento consistiu na recepção de 1 (um) espetáculo teatral com alunos espectadores da instituição, sendo que com um grupo de alunos foram desenvolvidos procedimentos extra espetaculares para formação de espectadores, enquanto os demais grupos somente tiveram proporcionada a fruição do espetáculo teatral. A pesqui- sa buscou trazer alternativas de abordagem da recepção teatral na escola para fomentar a formação de espectadores teatrais. A proposta pedagógica buscou relacionar dois tipos de experimentos: Formação de Espectadores e Formação de Público, de forma a verificar se os procedimentos extraes- petaculares adotados no experimento de formação de espectadores con- tribuem para apurar a recepção dos alunos espectadores sobre os espetácu- los, fomentando o prazer pela experiência estética.
Downloads
Referências
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares
aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 2002.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Teatro e pressupostos curriculares. In: Subsídios para a Reorganização Didática no Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2000. p. 223-232.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta: revista de Artes Cênicas. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. v.8, 2008, p. 11-19.
. Mediação teatral: anotações sobre o projeto formação de público. Revista Urdimento, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. n.10, 2008, p. 75-83.
. O efeito estético, finalidade sem fim. Revista Urdimento, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. n.17, 2011, p. 63- 69.
FERREIRA, Taís. Teatro infantil, crianças espectadoras, escola: um estudo acerca de experiências e mediações em processos de recepção. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
. Estudos culturais, recepção e teatro: uma articulação possível?
Revista Fênix, v.3, 2006, p. 1-20.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
PROJETO JULIETA. Blog do espetáculo Pequeno Monólogo de Julieta do Grupo Círculo de Florianópolis. Santa Catarina. Disponível em: < http://projetojulieta.blogspot.com.br/>. Acesso em: 18 ago. de 2015.
ROSSETO, Robson. Pedagogia do Teatro: um estudo sobre a recepção. 2007. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.