O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Cicero da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Leon de Paula Universidade Federal do Tocantins
  • Marcus Facchin Bonilla Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016016

Palavras-chave:

arte , ensino, pedagogia da alternância

Resumo

Neste artigo, descrevemos os processos, apresentamos resultados e traçamos uma análise sobre a produção de material audiovisual usado como ferramenta pedagógica na disciplina Seminário Integrador II, em uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis. Para situar o leitor, fazemos um breve histórico e apresentamos os conceitos de Educação do Campo e de Pedagogia da Alternância que juntas formam a base pedagógica do curso. Essa experiência resultou na produção de 20 audiovisuais produzidos pelos alunos, os quais compuseram a I Mostra de Vídeos de 1 Minuto realizada no campus de Tocantinópolis no ano de 2015. Os resultados também mostraram que essa proposta de atividade serviu como um importante mediador de aprendizado, imbricando conteúdos, processos criativos e produção artística num mesmo objeto.

 

Palavras-chave: Arte; Ensino; Pedagogia da Alternância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2001), especialização Lato Sensu em Leitura e Produção Escrita (2007), mestrado (2011) e doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atualmente, é docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

Leon de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em teatro (2011-2015), com tese intitulada "POR DENTRO DA CAIXA DOS SONHOS - Procedimentos Artísticos em Radioteatro", e Mestre em teatro (2007-2009) com dissertação intitulada "ECOS DOS SERMÕES - A Paixão Segundo Todos Os Homens, de Wilson Rio Apa, em Florianópolis", ambas pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Teatro (CEART/UDESC), sob orientação da Profa. Dra. Vera Regina Martins Collaço. Graduado em Licenciatura plena em Educação Artística - habilitação Artes Cênicas (CEART/UDESC, 1995-2000). É Professor Assistente no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música/campus Tocantinópolis da Universidade Federal de Tocantins (UFT), responsável pelas disciplinas de História da Arte, Percepção Visual, Seminário Integrador I e II, e Construção Cênica de Narrativas.

Marcus Facchin Bonilla, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins UFT. Mestre em Musicologia/ Etnomusicologia pela UDESC, 2013. Possui Bacharelado em Música (violão) pela UFRGS (1993) e especialização Lato Sensu em Educação Musical pela UDESC (1997). Larga experiência como músico profissional e professor, principalmente na área de cordas dedilhadas, violão brasileiro, teoria musical, etnomusicologia e produção musical. Atualmente desenvolve pesquisa interdisciplinar envolvendo o ensino de música e Educação do Campo.

Referências

ARROYO, M. G. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, p. 67-86, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-335, 2006.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm> Acesso em: 19 fev. 2016a.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Seleção nº 02/2012 - SESU/SETEC/SECADI/MEC de 31 de agosto de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_downlo-ad&gid=13300&Itemid=>. Acesso em: 19 fev. 2016b.

BRASIL. Ministério da Educação. Oficina de produção de vídeos. Brasí-lia: TV Escola. Disponível em: <http://curtahistorias.mec.gov.br/images/pdf/dicas_producao_videos.pdf> Acesso em: 18 fev. 2016c.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 58 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FRIGOTTO, G. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.

GIMONET, J.-C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007.

MUNARIM, A. Educação do campo e políticas públicas: controvérsias teóricas e políticas. MUNARIM, A. et al. Educação do Campo: Políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, p. 21-38, 2011.

NOSELLA, P. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014.

RIBEIRO, M. Pedagogia da Alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.34, n.1, p. 27-45, jan./abr. 2008.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum - Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out-dez, 2015.

UFT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos Artes e Música. Tocantinópolis: s/n, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

SILVA, Cicero da; PAULA, Leon de; BONILLA, Marcus Facchin. O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 16–32, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7530. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê