Teatro, Música e Memória no Teatrosamba do Caixote

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0113

Palavras-chave:

teatro, música, memória, arquivos teatrais, G7

Resumo

Caixa mnemônica é um conceito utilizado por Aleida Assmann para se referir a um espaço portátil de memórias. Em seu complexo papel de fronteira entre cena e público, além de banqueta para músicos e atores, o caixote, impregnado de memórias, é também um caixote mnemônico, recipiente das vivências e processos do Teatrosamba do Caixote. Engenho de teatro na roda de samba, esta atividade concebida pelo Grupo dos 7 compôs o Projeto Cidade Dentro Cidade Fora, implantado em espaços da Zona Norte de São Paulo, entre 2001 e 2004. O artigo vasculha os conteúdos deste caixote de memórias para traçar um itinerário expositivo do percurso do Teatrosamba do Caixote nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Batista (Zebba) Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo

Livre-docência pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universitat de Barcelona (UB) – Espanha. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP. Docente e pesquisador sênior na Graduação e Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado do Projeto Arquivos Sonoros de Teatro, financiado pela Fapesp.

Maria Adelaide Pontes

Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, e também em Artes Visuais pela UNESP.

Claudia Pacheco Simões

[Maria Simões] Cantora, atriz, figurinista e professora, sua principal formação se engendra a partir do contato profundo com a atriz e diretora Myrian Muniz. Compôs o núcleo artístico-pedagógico do G7, na implantação do Projeto Cidade Dentro Cidade Fora , no Teatro Alfredo Mesquita e no estação7.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.

AUSGANG DE TEATRO. Roda das Vozes em Estado de Sítio. Gravado em 2019, no estúdio da SP Escola de Teatro. Disponível em: https://tratore.ffm.to/rodasdasvozes Acesso em: 25/07/2025.

G7. Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2002. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Projeto II. Arquivo do Grupo, 2003. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2004. Cópia digitalizada.

G7. Arquivo de Releases. Acervo do Grupo, 2004a. Cópia digitalizada.

G7. Arquivos de Roteiros I e II. Acervo do Grupo, 2004b. Cópias digitalizadas.

G7. Caixotes no Caixote. DVD. Financiamento: Prêmio Funarte Myrian Muniz. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2006.

HESÍODO. Teogonia. A Origem dos Deuses. Estudo introdutório e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

LOPES, Sara. Do canto popular e da fala poética. Sala Preta, São Paulo, v. 7, p. 19-24, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57314. Acesso em: 07/06/2025.

MARCOS, Plínio. Nas quebradas do mundaréu. Lp. São Paulo: Chantecler, 1974.

PITOZZI, Enrico. Acusma. Figura e voce nel teatro sonoro di Ermanna Montanari. Macerata: Quodlibet, 2017.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra; PONTES, Maria Adelaide; SIMÕES, Claudia Pacheco. Teatro, Música e Memória no Teatrosamba do Caixote. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–33, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27416. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas