Até semente pende: processos investigativos da cena épica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e105

Palavras-chave:

teatro de grupo, teatro épico, teatro brasileiro, universidade, formação de professores de teatro

Resumo

A Quadrilha de Piaba, grupo composto por discentes e docente da matéria Projeto de Investigação da Cena Épica, do curso de Licenciatura em Teatro da Unespar, compartilha suas investigações poéticas acerca da luta de classes no contexto da precarização incessante do trabalho através da peça “Entrega Tudo!”, partindo dos estudos de Brecht sobre o teatro épico e a partir de sua peça “A exceção e a regra”. O objetivo dessa escrita é a partilha e a reflexão sobre a experiência de criação dessa montagem, que engloba o desenvolvimento do processo artístico e pedagógico coletivo, em diálogo com autorias de Abreu (2000), Carleto (2024) e Mate (2021).

Downloads

Biografia do Autor

Roberta Cristina Ninin, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela UNESP. Profa. da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Marcela Goellner, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialização em Metodologia no Ensino de Artes pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF). Graduação – Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduação em Comunicação Social pela Universidade de Tuiuti/Paraná (UTP).

Referências

ABREU, Luis Alberto de. A restauração da narrativa. O Percevejo, n.9, 2000, p. 115-125. Disponível em:

https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/uploadAddress/A%20Restauracao%20da%20Narrativa%5B24539%5D.pdf. Acesso em: 13 fev. 2025.

BETTI, Maria Silvia. A atualidade de Vianinha: reflexões a partir de O método Brecht, de Fredric Jameson. Artcultura, Uberlândia, 15(27), 2015. Acesso em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29345.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.

CARLETO, Simone. Processos de criação coletivo-colaborativos. São Paulo: Scarlet Editora, 2024.

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. O manifesto comunista. 16.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de. Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KOUDELA, I. D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.

MATE, A. Preconceitos estruturais contra as formas populares de cultura, as comédias populares e os teatros de rua. Ephemera, Ouro Preto, v. 4, n. 8, p. 30-67, 31 out. 2021.

NININ, Roberta Cristina. Projeto comédia popular brasileira da Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes: Trajetória do ver, ouvir e imaginar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

NININ, Roberta Cristina; GOELLNER, Marcela. Até semente pende: processos investigativos da cena épica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26850. Acesso em: 29 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação