Theater, Music and Memory in the Teatrosamba do Caixote

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0113

Keywords:

theater, music, memory, theatrical Archives, G7

Abstract

Mnemonic box is a concept used by Aleida Assmann to refer to a portable space of memories. In its complex role as a boundary between scene and audience, as well as a stool for musicians and actors, the box, imbued with memories, is also a mnemonic box, a container of the experiences and processes of the Teatrosamba do Caixote. A theatrical device within the samba circle, this activity conceived by the Grupo dos 7 was part of the City in City Out Project, implemented in spaces in the North Zone of São Paulo between 2001 and 2004. This article explores the contents of this memory box to outline an expository itinerary of the Teatrosamba do Caixote’s journey during that period.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Batista (Zebba) Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo

Livre-docência pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universitat de Barcelona (UB) – Espanha. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP. Docente e pesquisador sênior na Graduação e Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado do Projeto Arquivos Sonoros de Teatro, financiado pela Fapesp.

Maria Adelaide Pontes

Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, e também em Artes Visuais pela UNESP.

Claudia Pacheco Simões

[Maria Simões] Cantora, atriz, figurinista e professora, sua principal formação se engendra a partir do contato profundo com a atriz e diretora Myrian Muniz. Compôs o núcleo artístico-pedagógico do G7, na implantação do Projeto Cidade Dentro Cidade Fora , no Teatro Alfredo Mesquita e no estação7.

References

AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.

AUSGANG DE TEATRO. Roda das Vozes em Estado de Sítio. Gravado em 2019, no estúdio da SP Escola de Teatro. Disponível em: https://tratore.ffm.to/rodasdasvozes Acesso em: 25/07/2025.

G7. Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2002. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Projeto II. Arquivo do Grupo, 2003. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2004. Cópia digitalizada.

G7. Arquivo de Releases. Acervo do Grupo, 2004a. Cópia digitalizada.

G7. Arquivos de Roteiros I e II. Acervo do Grupo, 2004b. Cópias digitalizadas.

G7. Caixotes no Caixote. DVD. Financiamento: Prêmio Funarte Myrian Muniz. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2006.

HESÍODO. Teogonia. A Origem dos Deuses. Estudo introdutório e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

LOPES, Sara. Do canto popular e da fala poética. Sala Preta, São Paulo, v. 7, p. 19-24, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57314. Acesso em: 07/06/2025.

MARCOS, Plínio. Nas quebradas do mundaréu. Lp. São Paulo: Chantecler, 1974.

PITOZZI, Enrico. Acusma. Figura e voce nel teatro sonoro di Ermanna Montanari. Macerata: Quodlibet, 2017.

Published

2025-08-31

How to Cite

MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra; PONTES, Maria Adelaide; SIMÕES, Claudia Pacheco. Theater, Music and Memory in the Teatrosamba do Caixote. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–33, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27416. Acesso em: 1 sep. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático: Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas