Quais os sentidos de escola? Olhares reais e fictícios sobre as (des) obediências na escolarização
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0802Palavras-chave:
escola, teatro, linguagem, BakhtinResumo
Resenha do livro Qualquer semelhança não é mera coincidência - um olhar para a escola a partir do teatro de autoria de Jean Carlos Gonçalves. Esta obra constitui a Coleção desEducar, trata-se de um selo da Hucitec Editora. O livro inaugura um espaço-tempo de quinze anos entre a defesa de dissertação do autor e o revisitar da pesquisa. A obra contém um prefácio, apresentação, nota introdutória e prólogo, seguida de três atos, que expressam os diálogos entre o teatro e a escola, seus enunciados e conceitos retratados em materialidades enunciativo-discursiva em formato de exercício cênico. Na sequência, um epílogo e uma seção dedicada às memórias de escola.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Sonia Machado. Nossa Senhora do Patrocínio. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p. 99 - 102].
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Sahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRAIT, Beth. Escola: imagens nas dobras da memória. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.93 - 98] .
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1998.
HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Prefácio: sobre a escola que faz sentido e os sentidos que a escola leva a construir. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.11 - 19].
JOHNSTONE, Keith. Impro: improvisação y el teatro. Trad. Elena Olivos e Francisco Huneeus. Santiago (Chile): Editorial Cuatro Vientos, 1990.
LECHETA, Andrio Robert. Fragmentos, desabafos e poeiras de memórias escolares de um viadinho. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2024. [p. 109-111] .
MACHADO FILHO, Américo Venâncio Lopes. Marcuschi, Luíz Antônio. (2001) Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez. 133p. Revista Da Anpoll, v.1, n.15, p.223-229, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.18309/anp.v1i15.431. Acesso em: 08 nov. 2024.
MARCUSCHI, Luíz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. Aprendendo o que é racismo, homo-transfobia e classismo com minha professora do primeiro ano! In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.95-98].
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trad. Ingrid Koudela e Eduardo Amos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
SIQUEIRA, Agnan. Sem título. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2024. [p.107 - 108].
SOUZA, Adriana Teles de. Faz de Conta que eu Te Conto. In: GONÇALVES, Jean Carlos. Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro: 1. São Paulo: Hucitec, 2023. [p.103 - 105].
SOUZA, Naum Alves de. Aurora da minha vida. 5. ed. São Paulo: Salamandra, 2003.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. Trad. José Simões (coord.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)