A atuação de artistasprofessoras e artistasprofessores na (re)invenção do ato estético
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0101Palavras-chave:
arte educação, ato artístico, ato docente, BakhtinResumo
A atuação de artistasprofessoras e artistasprofessores no âmbito da educação básica tem revelado novas posturas para a compreensão do ato estético no fazer artístico e pedagógico, na dimensão da (re)invenção de uma poética de sala de aula. Nesta pesquisa, conceitos como ato artístico, ato docente, inacabamento e pensamento não-indiferente, foram trabalhados para compreender os processos de construção do ato estético, na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso em Bakhtin. Foram analisados também, os dizeres de um artistaprofessor e um estudante sobre a singularização do sujeito nos processos artísticos em sala de aula e suas relações com os aspectos estéticos e culturais. Os resultados demonstraram que a organização das ações artísticas, provenientes de experimentos estéticos, os quais incluíram situações da vida cotidiana, da inter-relação entre pessoas, dos objetos, suas seleções e agrupamentos, foram fundamentais para sintetizar aspectos da criação artística ou da vida vivida.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. O Professor, seu outro e seu corpo – fragmentos de uma experiência no ensino universitário. In: BRAIT, Beth. GONÇALVES, Jean Carlos. (org.). Bakhtin e as artes do corpo. 1ª edição – São Paulo: Hucitec, 2021.
AMORIM, Marília. Nota de capa. In: Linguagem, corpo e estética na educação. GONÇALVES, Jean Carlos. GARANHANI, Camargo Marynelma. GONÇALVES, Michelle Bocchi. (org.). 1ª edição – São Paulo: Hucitec, 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas [1930 – 40/1975-1979]. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácil e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: editora 34, 2017.
FAHRER, Lucienne Guedes. Insistir na presença – Tentativas de invenção teatral e pedagógica em isolamento. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.3, n.42, p.1-31, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0116. Acesso em: 12 jan. 2022.
MCMAW, Dick. Para uma filosofia do corpo em movimento. In: BRAIT, Beth. GONÇALVES, Jean Carlos. Bakhtin e as artes do corpo. 1ª edição – São Paulo: Hucitec, 2021.
PEREIRA, Marcelo de Andrade. ICLE, Gilberto. Formação estética e suas [in]definições: do estético e do poético. In: Linguagem, corpo e estética na educação. GONÇALVES, Jean Carlos. GARANHANI, Camargo Marynelma. GONÇALVES, Michelle Bocchi. (org.). 1ª edição – São Paulo: Hucitec, 2020.
SOUZA, Adriana Teles. Do palco à sala de aula: diálogos entre o ato artístico e o ato docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)