Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0104Palavras-chave:
Bufonaria, Performatividade, Riso, TécnicaResumo
O presente artigo tece algumas reflexões acerca do lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, além de discutir questões relacionadas à ética na performance bufa. Passando por autores e artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, dentre outros, friccionam-se camadas do riso zombeteiro, atrelando-o ao reconhecimento histórico e social dessas figuras, a fim de introduzir uma problematização das técnicas desenvolvidas pelos pedagogos franceses Jacques Lecoq e Philippe Gaulier, atentando para as suas implicações nos processos criativos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, Ed. da Univ. de Brasília, 2010.
BARROS, Nykaelle Aparecida Pereira de. Técnica de bufão: possibilidades teórico-práticas para o ator contemporâneo. 2017. [92] f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre o significado do cômico. Trad. e notas de Maria Adriana Camargo Cappello; introdução de Débora Cristina Morato Pinto. São Paulo: Edipro, 2018.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços e outros cômicos: do sagrado ao profano. In: BRAGA, Bya; TONEZZI, José (org.). O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
BORDIN, Vanessa Benites. O jogo do bufão como ferramenta para o artivista. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BRAGA, Bya. Figuras bufônicas: cultura material de ator e outros bichos. In: BRAGA, Bya; TONEZZI, José (org.). O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
CASA NOVA, Roberta De Mello. A estratégia do prazer ou o prazer da estratégia. In: O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
DOCUMENTÁRIO - O Riso dos Outros (Pedro Arantes). Um filme dirigido por Pedro Arantes, 2012. 1 vídeo (51:37). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uVyKY_qgd54&t=31s. Acesso em: 10 mai. 2022.
ELIAS, Joaquim. No encalço dos bufões. Belo Horizonte: Javali, 2018.
FERREIRA, André Luiz R. Bufonaria e política a partir de Leo Bassi. 2018. [318]f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
GAULIER, Philippe. O atormentador: minhas ideias sobre teatro. São Paulo: Sesc, 2016.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral / Jacques Lecoq; com a colaboração de Jean-Gabriel Carasso e de Jean-Claude Lallias; tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
LOPES, Beth. Bufonaria: tradição e contemporaneidade. In: O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
LOPES, Elisabeth Silva. A Blasfêmia, o prazer, o incorreto. Sala Preta, São Paulo, v.5, p. 9-21, 2005.
LUCENA, Ricardo; TONEZZI, José. Bufonaria e processo civilizador. In: O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
MARQUES, Aline Schneider. Esculhambada: um modo bufo de criação. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Trad. Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
NAMUR, Virginia Maria de Souza Maisano. Dercy Gonçalves - o corpo torto do teatro brasileiro. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3ª edição - 1ª reimpressão. São Paulo: Perspectiva, 2015.
SACHS, Cláudia Müller. Corpo e máscara do bufão: aspectos históricos e técnicos. In: O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania. São Paulo: Paco Editorial, 2017.
SANTOS, Rafael Dayon de Sousa. A paródia em meio ao caos: o jogo do bufão na sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Departamento de Artes) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)