Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0104

Palavras-chave:

Bufonaria, Performatividade, Riso, Técnica

Resumo

O presente artigo tece algumas reflexões acerca do lugar da bufona e do bufão na sociedade, a partir da acepção do termo, além de discutir questões relacionadas à ética na performance bufa. Passando por autores e artistas como Beth Lopes, Henry Bergson, José Tonezzi, Leo Bassi, dentre outros, friccionam-se camadas do riso zombeteiro, atrelando-o ao reconhecimento histórico e social dessas figuras, a fim de introduzir uma problematização das técnicas desenvolvidas pelos pedagogos franceses Jacques Lecoq e Philippe Gaulier, atentando para as suas implicações nos processos criativos.

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Biografia do Autor

André de Paiva Cavalcanti Alencar, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Literatura Brasileira e Interculturalidade pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicamp). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ator e pesquisador do grupo Teatro Miçanga.

Ana Caldas Lewinsohn, Federal University of Rio Grande do Norte

Atriz e diretora. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Artes e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Realizou Pós-Doutorado LUME Teatro (Unicamp). É coordenadora do LabMask – Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras da UFRN.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

ALENCAR, André de Paiva Cavalcanti; LEWINSOHN, Ana Caldas. Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23245. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade