Corpo, escrita e performance: a Educação performativa na formação inicial de professores de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0105Palavras-chave:
corpo, performance, escrita, escrita performática, formação de professoresResumo
A partir da nossa experiência prática, neste artigo apresentamos dois procedimentos para o ensino de Arte por meio das relações entre corpo, escrita e performance. Por intermédio de diferentes escolhas metodológicas, tentamos compreender como tais práticas pedagógicas configuram modos para a reflexão sobre Educação performativa, em especial aquelas capazes de ampliar o entendimento acerca da escrita performática na formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Dança de uma universidade pública.
Downloads
Referências
AZEVEDO, S. M. As vinte e nove cartas: Laban, uma gramática poética para atores. São Paulo: Perspectiva, 2020.
BERTOLDI, Andrea Lucia Sério; SOUZA, Cláudia Aparecida Fantin de. Dança inclusiva e o efeito borboleta. Revista FACED, Salvador, n.16, p.51-62, jul./dez. 2009. Acesso em: 15 out. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/4366/3715. Acesso em: 10 abr. 2024.
BIRMAN, Joel. Arquivo e mal de arquivo: uma leitura de Derrida sobre Freud. Natureza Humana, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 105-128, jan./jun., 2008. Acesso em: 25 nov. 2023. DOI: 10.1590/0104-4060.68475.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Cláudia de M. Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
GABARDO JUNIOR, Jair Mario. Ensino da dança e a Educação Performativa: possibilidades de corpo na (re)criação do espaço escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2020.
GONÇALVES, Michelle Bocchi; GABARDO JUNIOR, Jair Mario. Educação performativa: travessias. In: GONÇALVES, Jean Carlos; Marynelma Camargo Garanhani; Michelle Bocchi Gonçalves (Org.) Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 97-108.
GONÇALVES, Maynara. Fazer da escrita uma postura [Instagram]. 25. fev. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C3xb6E-LRN-/?igsh=cTJxNDFmY3R2eG50. Acesso em: 16 set. 2024.
GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thais; GABARDO JUNIOR, Jair Mario. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana - Revista de estudos do discurso, v. 14, p. 136-155, 2019. DOI: 10.1590/2176-457337810.
GONÇALVES, Michelle Bocchi. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
GONÇALVES, Michelle Bocchi; OLIVEIRA, Odissea Boaventura de. Sentidos de escola em performance: um estudo na licenciatura em educação do campo. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p.392-441, jul./set. 2020. DOI: 10.5935/2238-1279.20200066.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
PINEAU, Elyse. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: Marcelo de Andrade Pereira. Performance e Educação: Desterritorializando territórios. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 37 - 58.
ROCHA, Bruna. Escrever é deixar cair [Instagram]. 25 jun. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C8pIDdNAZbJ/?igsh=MTZkcGV2ajljd2N2cQ==. Acesso em: 10 set. 2024.
SCHECHNER, Richard; BRADY, Sara (Ed.). Performance studies: an introduction. 3. ed. Nova York: Routledge, 2013.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. Trad. Amálio Pinheiro. - São Paulo: Companhia das letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich - 2. ed. São Paulo: Cosacnaify, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)