Corpo, escrita e performance: a Educação performativa na formação inicial de professores de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0105

Palavras-chave:

corpo, performance, escrita, escrita performática, formação de professores

Resumo

A partir da nossa experiência prática, neste artigo apresentamos dois procedimentos para o ensino de Arte por meio das relações entre corpo, escrita e performance. Por intermédio de diferentes escolhas metodológicas, tentamos compreender como tais práticas pedagógicas configuram modos para a reflexão sobre Educação performativa, em especial aquelas capazes de ampliar o entendimento acerca da escrita performática na formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Dança de uma universidade pública.

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Biografia do Autor

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Estadual do Paraná

Pós-doutorando pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do Curso Licenciatura em Dança da UNESPAR.

Shéurily Santos da Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Tecnologia em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná (2017) e graduanda em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP).  

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

GABARDO JUNIOR, Jair Mario; COSTA, Shéurily Santos da. Corpo, escrita e performance: a Educação performativa na formação inicial de professores de Arte. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26247. Acesso em: 19 dez. 2024.