Pequeno Mostruário do olho do espectador: Da percepção do visual cênico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020377Palabras clave:
Iluminação cênica, percepção da luz cênica, recepção do espectador, relação luz, cena e espectadorResumen
Este artigo debate o funcionamento do encontro entre a representação e o olho do espectador. Este pequeno Mostruário explora as condições de percepção do olho do espectador, com o objetivo de compreender as interações entre o olho e a luz em cena.
Descargas
Citas
ANTOINE, A. (1903). “Causeries sur la mise en scène” [Conversas sobre a encenação], in: Cahiers de la Comédie Française [Cadernos da Comédia Francesa], nº 10.
BABLET, D. (1960). “La lumière au théâtre”. Théâtre Populaire [Teatro Popular] nº 38.
BACHELARD, G. (1943). L´air et les songes [O ar e os sonhos]. Paris: J. Corti, 1943.
BACHELARD, G. (1943). L´intuition de l´instant [A intuição do instante]. Paris: Gon-
thier.
BACON, F. (1627). “Sylva Sylvarum or A Natural Historie” [Floresta das florestas. Uma História Natural [Floresta das florestas ou Uma História Natural], in: Ten Centuries [Dez séculos]. Londres: William Lee.
BERGMAN, G. (1978). Lighting in the Theatre. [Iluminação no Teatro]. Totowa (New Jersey): Rowman and Littlefield.
BOULLET, P. (1801). Essai sur l´art de construire les théâtres, leurs machines et leurs mouvements [Ensaio sobre a arte de construir os teatros, as suas máquinas e os seus movimentos]. Paris: Baillard.
BROOK, P. (1985). Le diable c´est l´ennui: propos sur le théâtre. Théâtre, volume IV de Cahiers Théâtre/Éducation. Arles: Actes sud-Papiers.
DE’ SOMMI, L. “Quattro dialoghi in Materia di Rappresentazioni Sceniche” [Quatro di- álogos em matéria de Representações Cênicas]. Tradução francesa de Adrien Crémé- né e Sandra Peri baseado no texto coletado por Ferruccio Marotti. Revue d´Histoire du Théâtre [Revista de História do Teatro].
GOSSELIN, C. (1986). Catalogue de l´exposition Lumières: perception-projection [Catálogo da Exposição Luzes: percepção-projeção]. Paris: Centre national d´art contemporain.
INGEGNERI, A. (1598). Il discorso della poesia rappresentativa e del modo di rappre- sentare le favole sceniche [O discurso da poesia representativa e do modo de repre- sentar as fábulas cênicas]. Ferrara.
PAVIS, P. (1996). Dictionnaire du Théâtre [Dicionário do Teatro]. Paris: Dunod. PEREC, G. (1985). Penser, classer [Pensar, classificar]. Paris: Hachette.
VINCI, L. da ([c. 1510] 1987). Traité de la peinture [Tratado da Pintura]. Traduzido para o francês por A. Chastel. Paris: Berger-Levrault.
Revue Théâtre Public [Revista Teatro/Público] nº 120, 1994 e nº 81, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.