Perspectives on accessibility in performance based on the analysis of Birita Procura-se"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0207

Keywords:

performance analysis, accessible scene, clown, theater, accessibility

Abstract

The article presents an analysis of Birita Procura-se created by Ariadne Antico and Ésio Magalhães. Focusing on the perspective of accessibility, the study seeks to observe how the clown's performance, especially with the use of the flop, a specific clowning resource, favors the establishment of an accessible scene in which markers of disability are revisited through the displacement of the parameter of normality. As a methodological approach are used audio description (AD) and the questionnaire presented by Pavis in the book A análise de espetáculos (2003). The audio description is highlighted and exemplified once that it operates transversally in the study.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sidnei Mauro de Melo Junior, Federal University of Santa Maria

Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Direção pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na UFSM. Bolsista PROBIC/FAPERGS junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).

Marcia Berselli, Federal University of Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFGRS). Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS. Profa. Depart. Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Vinicius Rodrigues de Souza, Federal University of Santa Maria

Graduando em Artes Cênicas - Bacharelado com ênfase em Atuação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista PIBIC-AF/CNPq junto ao Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM).   .

References

ARTES E ACESSIBILIDADE. Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 22. nov., 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLuWnKQoM60&t=2605s. Acesso em: 19 out. 2023.

ARTES E ACESSIBILIDADE. III Encontro Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural. YouTube, 21 nov., 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SoiMtPHB-BI. Acesso em: 19 out. 2023.

BERSELLI, Marcia. Para pensar a cena acessível: ensaiando uma noção de acessibilidade em uma perspectiva ecológica centrada na interação. Revista Científica de Artes/FAP, v. 27, n. 2. jul./dez, 2022, p. 13-31. Disponível em:

https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/6974. Acesso em: 09 out. 2023.

CARMO, Carlos Eduardo Oliveira do. Fissuras pós-abissais em espaços demarcados pela bipedia compulsória na dança. Ephemera - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 40-61, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/%20ephemera/article/view/4386. Acesso em: 27 mar. 2024.

FIC - Festival Internacional de Circo 4ª Edição. Birita Procura-se. YouTube, 22 dez., 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nyIvmnrikU8&t=2s. Acesso em: 19 out. 2023.

GOFFMAN, E. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988.

GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo e capacitismo. Terra sem Amos: Brasil, 2021.

KUPPERS, Petra. Disability Culture and Community Performance: find a strange and twisted shape. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINHEIRO, Lucas de Almeida. Poéticas do acesso à cena: teatro e artistas com deficiência visual. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2022.

PROCTOR, Sue. Clowning but Not: A Clown’s Approach to Drama for People with Intellectual and Physical Disabilities. Canadian Theatre Review, v. 183, Summer 2020, p. 30-33.

SANTOS, S. N. dos; CAVALCANTE, T. C. F. Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão. Educação em Foco, [S. l.], v. 24, n. 42, p. 85-109, 2021. Disponível em:

https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571. Acesso em: 9 out. 2023.

SILVA, Manoela da; BARROS, Alessandra. Formação de audiodescritores consultores: inclusão e acessibilidade de ponta a ponta. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 159-170, dez. 2017. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432017000300159&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2023.

Published

2024-04-28

How to Cite

MELO JUNIOR, Sidnei Mauro de; BERSELLI, Marcia; SOUZA, Vinicius Rodrigues de. Perspectives on accessibility in performance based on the analysis of Birita Procura-se" . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573101502024e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24616. Acesso em: 21 nov. 2024.