O aprendizado através do contexto: relato de uma experiência vinculada ao PIBID artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092512122014070Palavras-chave:
contexto , ensino da arteResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida para meu Trabalho de Conclusão de Curso, criando articulações entre meus interesses em pesquisa como futuro professor e a oportunidade em ser bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Do- cência (PIBID) na área de Artes Visuais, no ano de 2013. Atuando e acompanhando as aulas durante um ano letivo, preparei o conte- údo, unindo a experiência dentro da sala de aula e minhas pesquisas referentes ao conteúdo planejado. O trabalho aborda a cultura dos bonecos e das máscaras, onde relato como abordei o tema e as pos- síveis relações que pesquisei, para poder relacionar e contextualizar com a realidade da cultura local. Transpassei as épocas explorando as culturas e a arte em torno das máscaras, para somente depois propor que cada aluno produzisse sua própria máscara. Também apresento minhas reflexões sobre a experiência de acompanhar a turma durante um ano inteiro, bem como os problemas da escola pública, analisando de um ponto de vista em que relaciono com os ensinamentos de Paulo Freire.
Downloads
Referências
FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MALYSSE, Stéphane Rémy Georges. Antropologia do gesto artístico, 2004. Disponível em <http://www.academia.edu/4289602/Antropologia_do_ gesto_artistico_1_> (Acesso em 18/04/2014).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.