Design Sustentável e o Desenvolvimento de Produtos com Identidade Territorial
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x04082011005Palabras clave:
Território, Design, SustentabilidadeResumen
O presente artigo discute a inserção do design sustentável no desenvolvimento de produtos com identidade territorial. Os produtos com identidade territorial carregam em si conjuntos de elementos materiais e imateriais, além de integrarem uma nova abordagem da função do designer dentro do contexto de valorização das características específicas de um determinado território. Nesta perspectiva, destaca-se o aspecto relacional do território, onde o mesmo é circunscrito pelas relações sociais efetuadas pelos indivíduos/atores de uma sociedade. Neste sentido, o design representa um catalisador da inovação e da criação de uma imagem positiva ligada ao território, a seus produtos e serviços, sendo resultado de uma rede que envolve recursos da biodiversidade, modos tradicionais de produção, costumes e também hábitos de consumo. Aliada a estes fatos localiza-se a estratégia da cadeia de valor, fundamentada na promoção e desenvolvimento de soluções sustentáveis, e que pode atuar na configuração de um design sistêmico integrado ao território.Descargas
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