Ilustração de moda na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x02042009117Palabras clave:
educação a distância, ilustração de moda, hipermídiaResumen
O presente ensaio tem o propósito de apresentar um estudo inicial sobre a implementação de recurso hipermídia como apoio ao ensino presencial da disciplina de ilustração de moda em cursos superiores de Design de Moda de Santa Catarina. Para isto, o ensaio começa apresentando o tema da ilustração de moda e suas possibilidades de
elaboração, com foco nos programas de desenho vetorial como ferramenta importante na execução desta disciplina. Em seguida, discorre-se sobre o ensino a distância tendo como recurso principal as hipermídias utilizadas através da Internet e como os processos educacionais podem ser otimizados com o uso destas novas tecnologias. Por fim, sugere-se uma proposta inicial de site com conteúdos de desenho de moda para complementar o ensino tradicional desta disciplina.
Descargas
Citas
Livro
BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.
BUGAY, Edson Luiz; ULBRICHT, Vania Ribas. Hipermídia. Florianópolis: Bookstore, 2000.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARTIN, James. Hiperdocumentos e como criá-los. Rio de Janeiro: Campus,1992.
MORRIS, Bethan. Fashion illustrator: manual do ilustrador de moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
PADOVANI, Stephania; MOURA, Dinara. Navegação em hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
TREPTOW, Doris Elisa. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Ed. do Autor, 2007.
www
ALVES, João Roberto Moreira. Editorial Revista Brasileira de Educação a Distância. Publicação do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação, ano 15 - nº 84 - setembro/outubro de 2007. ISSN 0104-4141. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/rbead/84/>. Acesso em: 30 out. 2008.
CURSOS Superiores a Distância (Graduação, Seqüenciais e Pós-Graduação Lato Sensu). Instituições Credenciadas/ Cursos ou programas autorizados. PortalMEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id=588&Itemid=298>. Acesso em: 30 out. 2008.
EDUCAÇÃO Superior a Distância. PortalMEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/index.php option=com_content&%20task=view&id=248&Itemid=426>. Acesso em: 31 out. 2008.
Artigo
SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER, Jucimara. Imagens Digitais, Cibercultura e Design em EaD. In: III SIMPÓSIO FALANDO SOBRE EAD: Abrangências e Possibilidades, 3, 2004, São Paulo. Anais...São Paulo: PUC-SP/COGEAE, 2004. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2008.
ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio. A Abordagem dos Erros Humanos no Ambientes de Hipermídia Pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 1, 2004, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2004. Disponível em: http://claudio5678.tripod.com/2004/artigos/Tema1/04.pdf. Acesso em: 20 out. 2008.
VIDOTTI, S. A. B. G.; SANCHES, S. A. S. Arquitetura da informação em web sites. Trabalho apresentado no II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, Campinas, 2004. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?view=8302>. Acesso em: 21 maio 2009.
Tese ou Dissertação. Trabalho de Conclus„o de Curso
GONÇALVES, Marília Matos. Ambiente hipermídia como auxiliar na aprendizagem de geometria descritiva. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 1999. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/2985.pdf>. Acesso em: 25 out. 2008.
Legislação
A REGULAMENTAÇÃO da Educação a Distância nos Estados. Estado de Santa Catarina. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 151/CEE/SC. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/rbead/61/materia4.htm>. Acesso em 20 out. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Carolina A. C. Amorim, Antonio Carlos de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.