Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016299

Palabras clave:

ensino superior, design de moda, sustentabilidade

Resumen

Estudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.

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Biografía del autor/a

Cariane Weydmann Camargo, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Bacharel em Moda, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, especialista em Desenvolvimento de Produto de Moda, pela Universidade de Passo Fundo - UPF, mestre em Design, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, doutoranda em Design, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi professora e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade de Passo Fundo. Atualmente é docente do curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Tem experiência na área de design de moda, com ênfase em desenvolvimento de produtos, gestão de marca e produção de imagem de moda. Pesquisadora com foco em design de moda para a sustentabilidade e inovação social.

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Publicado

2016-01-01

Cómo citar

CAMARGO, Cariane Weydmann; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 299–312, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016299. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016299. Acesso em: 22 nov. 2024.

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