Estratégias de design para pós-produção de produtos de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13272019012Palavras-chave:
estratégias de design, pós-produção, produto de moda.Resumo
Originado em uma tese de doutorado, este estudo propõe um conjunto de estratégias para a pós-produção de produtos de moda, com foco nas etapas de comunicação, venda, distribuição, acompanhamento da experiência do consumidor, logística reversa e encaminhamento do fim de vida. As estratégias propostas buscam ampliar a atuação de designers e empresas sobre as etapas finais do ciclo de vida do produto, considerando-as também como parte do projeto de moda sustentável.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6. ed.São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, S. B.; SANTOS, A. Estratégias genéricas para a sustentabilidade no setor do vestuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: AEND, 2008. p. 2899-2909.
BRISMAR, A. Definition of circular fashion. 2017. Disponível em :< https://circularfashion.com/circular-fashion-definition/>. Acesso em 29 mar 2018.
CATALDI, C.; DICKSON, M.; GROVER, C. Slow fashion: tailoring a strategic approach towards sustainability. 2010. 102 f. Thesis (Master of Strategic Leadership towards Sustainability) – Blekinge Institute of Technology, Sweden, Karlskrona, 2010. Disponível em: <http://bth.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=-4259&pid=diva2%3A832785&c=1&searchType=SIMPLE&language=en&query=Slow+fashion%3A+tailoring+a+strategic+approach+towards+sustainability&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all>. Acesso em: 5 jul. 2016.
CLARK, H. Slow + fashion: an oxymoron or a promise for the future. Fashion Theory, v. 12, p. 427-446, 2008. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/175174108X346922>. Acesso em: 18 jun. 2016.
CRUL, M. R. M.; CAREL DIEHL, J. C. Design for sustainability. Paris, 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2017.
ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone. 1997.
FASHION REVOLUTION. We are fashion revolution Brazil: faça parte da revolução da moda. Ashbourne, 2016. Disponível em: <http://fashionrevolution.org/country/brazil/>. Acesso em: 5 nov. 2016.
FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. London: Earthscan. 2008.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3.ed. Brasília: Liberlivro, 2008.
FLETCHER, K; GROOSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudança. Tradução de Janaína Marcoantonio. São Paulo: Senac. 2011.
FUTURE LEARN. Sustainable fashion business. [S. l.], 2016. Online course. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.
GLOBAL FASHION AGENDA; THE BOSTON CONSULTING GROUP. Pulse of the fashion industry. 2017. Disponível em :< http://www.globalfashionagenda.com/pulse/>. Acesso em: 20 mai. 2018.
GWILT, A. Moda sustentável: um guia prático. 1 ed. Tradução de Márcia Logarço. São Paulo: Gustavo Gili. 2014.
JUNG, S.; JIN, B. A theoretical investigation of slow fashion: sustainable future of the apparel industry. International Journal of Consumer Studies, v. 38, p. 510-519, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijcs.12127/abstract>. Acesso em: 30 maio 2016.
LESLIE, D.; BRAIL, S.; HUNT, M. Crafting an Antidote to Fast Fashion: the case of Toronto’s independent fashion design sector. Growth and Change, v. 45. n. 2. p. 222-239, June 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/grow.12041/abstract>. Acesso em: 31 maio 2016.
LIMA, Bruna Lummertz et al. Critérios para avaliação da sustentabilidade em marcas de moda. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 59-68, dez. 2017. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/403>. Acesso em: 18 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss14pp59-68.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
REVLOG – EUROPEAN WORKING GROUP ON REVERSE LOGISTICS. 2009. Disponível em: < http://www.rsm.nloz/REVLOG/>. Acesso em 14 de maio de 2017.
RÜTHSCHILLING, E. A.; ANICET, A. Estudo para construção de metodologia de design de moda sustentável... In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais... São Paulo: Blucher, 2014. p. 144-1055.
SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável. Tradução de Dennis Fracalossi. Barcelona: Gustavo Gili. 2014.
SANTOS, A. D.; CESCHIN, F.; MARTINS, S. B.; VEZZOLI, C. A design framework for enabling sustainability in the clothing sector. Latin American Journal of Management for Sustainable Development, v. 3, p. 47-56, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Bruna Lummertz Lima, Júlio Carlos de Souza Van der linden, Evelise Anicet Rüthschilling
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.