Fast-Fashion Laughing: Irreverence, Imitation and Innovation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09012015042

Palavras-chave:

fast-fashion, marca de moda, tipos de inovação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pela Budha Khe Rhi, uma empresa brasileira de moda. A abordagem de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, baseado em análise documental, observação de campo e entrevistas com o diretor de marketing da empresa. A Budha Khe Rhi desenvolveu-se como uma marca reconhecida e associada a estilo de vida e experiências que os jovens valorizam. Hoje em dia, após a expansão por meio de abertura de franquias, a empresa está em transição para uma estratégia próxima ao fast-fashion. A fim de analisar as estratégias que a empresa tem implementado para inovar, foi adotado o framework Dez Tipos de Inovação (KELLEY et al, 2013). Os resultados mostram que a empresa destaca-se em sete dos dez tipos de inovação: modelo de negócio e rede (configuração); Desempenho do produto (Oferta); e Serviço, Canal, Marca e Engajamento do Cliente (Experiência). O produto não é seu ponto forte, embora haja algumas inovações notáveis. As principais inovações dizem respeito a uma nova maneira de interagir com os fãs e compartilhar o estilo de vida da marca. O principal fator que promove a inovação está relacionada com a predisposição dos gestores para incentivar os funcionários a pensar sobre melhores práticas no seu trabalho e também implementar novas soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Anderle Giongo, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer de Moda, é graduada em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade FEEVALE (2010). Doutoranda em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (previsão 2018). Mestre em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com pesquisa realizada acerca da percepção de conforto em calcinhas. Atua como professora em cursos de moda desde 2010, em cursos técnicos (SENAC) e de extensão (FEEVALE). Desde 2013 é professora do curso de Moda da UNISINOS nas disciplinas de Tecnologia Textil I; Ergonomia; Modelagem I; Atelier de Projeto II, III e IV e V. Atuou em empresas desenvolvedoras de produto como membro da equipe de desenvolvimento (Grupo Dass, 2012) e como gerente de desenvolvimento de produto (Budha Khe Rhi, 2012-2013). Tem capítulos de livro publicados com o tema conforto do vestuário e apresentação de trabalhos acerca do tema. Seus temas de interesse são: ergonomia, conforto do vestuário, design estratégico, design de moda, gestão do design, inovação.

Daniela Szabluk, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer, doutoranda em Design e Tecnologia pelo PGDesign da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Projeto de Artefatos. Mestre em Design e Tecnologia pelo PGDesign da UFRGS, na linha de pesquisa Design Virtual. Bacharel em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2008) e Tecnóloga em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia Senac RS, no curso de Tecnologia em Produção Multimídia. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nas áreas de design gráfico, design editorial, branding e identidade de marcas.

Júlio Carlos de Souza van der Linden, Federal University of Rio Grande do Sul

Designer, graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1999, 2004 e 2008). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Design de Produto e Design Visual e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS. Como pesquisador, coordena o "Laboratório de Design, Cultura e Inovação" (LDCI) e o "Núcleo de Desenvolvimento de Produtos" (NDP), grupos de pesquisa da UFRGS. Tem participado do comitê científico de diversos congressos e periódicos das áreas de Design, Ergonomia e Engenharia de Produção. Publicou um livro sobre Ergonomia e Design, organizou um livro sobre Metodologia de Projeto, e tem capítulos de livros abordando temas ligados a Design e Ergonomia, além de diversos artigos em periódicos e congressos. Seus principais temas de interesse são Metodologia de Projeto no Design, Teoria do Design e Ensino de Design. 

Referências

CIETTA, E. La rivoluzione del fast fashion: strategie e modelli organizzativi per competere nelle industrie ibride. Milano: Franco Angeli, 2009.

PAL, R., TORSTENSSONA, H., MATTILAA, H. Antecedents of organizational resilience in economic crises—an empirical study of Swedish textile and clothing SMEs.International Journal of Production Economics, 147, 410–428, 2014.

SAVIOLO, S. Brand and Identity Management in Fashion Companies. DIR, Research Division SDA. Bocconi Working Paper No. 02-66, 2002. Retrieved 21 May 2014, from http://www3.sympatico.ca/synergy1/Armani.pdf

STEIN, Claudio. Entrevista concedida na sede da empresa Budha KheRhi. Entrevistado por: Júlio van der Linden e Marina Anderle Giongo. Porto alegre, 2014. Disponível em arquivo de áudio. (57min).

KELLEY, L.; PIKKEL, R.; QUINN, B.; WALTERS, H. Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs. New Jersey: John Wiley and Sons, 2013.

KORT, P. M.; CAULKINS, J. P.; HARTL, R. F.; FEICHTINGER, G. Brand Image and Brand Dilution in the Fashion Industry. Heinz College Research, paper 12, 2005. Disponível em: http://repository.cmu.edu/heinzworks/12. Acesso em: maio, 2012.

BUDHA KHE RHI. Official company’s website. Disponível em: http://www.bkrbrasil.com/a-empresa.asp? secao=a-empresa. Acesso em: janeiro, 2014.BUDHA KHE RHI. BeBudha web. Disponível em: http://budhakherhi.buub. com.br/home/índex Acesso em: maio, 2014.

Downloads

Publicado

2015-03-15

Como Citar

GIONGO, Marina Anderle; SZABLUK, Daniela; LINDEN, Júlio Carlos de Souza van der. Fast-Fashion Laughing: Irreverence, Imitation and Innovation. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, p. 045–057, 2015. DOI: 10.5965/1982615x09012015042. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6875. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)