Percepção e Expressão no Universo das Ilustrações de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12232019251Palabras clave:
leitura de imagens, ferramentas de design., ilustração de modaResumen
No universo da Moda, as ilustrações são importantes ferramentas para divulgação de produtos ou de marcas e os croquis ou desenhos de moda, estão presentes na forma de projetos e são o início da elaboração do produto em si. Na criação das ilustrações ou croquis, os elementos gráfico visuais como o ponto, a linha, a mancha e o plano são a base para a representação de figuras que delineiam este universo. Neste sentido, a expressividade e a percepção, se dão tanto através dos aspectos estético-formais, quanto dos simbólicos, que organizados de certa maneira, tornam-se bastante relevantes, já que tem como objetivo principal, divulgar uma ideia ou conceito e estabelecer um impacto sobre o espectador. Para tanto, o presente artigo faz uma síntese sobre os conceitos da sintaxe visual, elementos estético-formais, associações simbólicas e busca aplicar essa teoria na leitura de uma ilustração de Laura Laine, aperfeiçoando o entendimento sobre a imagem a qual se refere e fazendo analogias desta imagem com outras a que faz menção.
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