Masculinities and editorials photographs: communication, fashion and gender on the Fucking Young!

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024145

Keywords:

fashion, communication, gender, fashion journalism, content analysis

Abstract

The article examines the changes in representations of masculinities in fashion editorial photographs from 2015 and 2023, using discourse analysis (Bardin, 1977) on editorials from the Fucking Young! platform/magazine. A total of 274 editorials from 2015 and three from 2023 were analyzed. The results showed evolutions in the representations, with an emphasis on sports practices, celebration of a healthy body, and connection with nature, challenging gender paradigms. However, a preference for white-skinned models persists, marginalizing those with black skin. It is concluded that male representations are undergoing transformation, reflecting cultural changes. Despite progress, there are challenges in promoting a more inclusive and diverse representation. The study is a partial result, suggesting future research to better understand these changes over time.

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Author Biographies

Daniel Keller, Feevale University

graduação em Design de Moda e Tecnologia pela Universidade Feevale (2010) e atualmente estou cursando Ciências Sociais. Concluí meu mestrado em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição em 2016. Atualmente, estou realizando o doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Além disso, possuo especializações em áreas complementares que enriquecem minha formação: Gestão de Varejo pelo Senac e Psicologia Social e Antropologia pela FAMEESP. Essa variedade de formações proporciona uma perspectiva ampla e interdisciplinar para abordar questões no campo da cultura, comunicação e memória, integrando tanto a perspectiva do design e da tecnologia quanto a compreensão das dinâmicas sociais e comportamentais no contexto varejista. Essa abordagem multidisciplinar permite uma visão mais completa e inovadora na abordagem dos desafios e oportunidades presentes nas interseções entre design, cultura e varejo.

 

Denise Castilhos de Araújo, Feevale University

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), mestrado em Processos Midiáticos - Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (2003). Realizou estágio de pós doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas. Docente da graduação, nas áreas da Comunicação Social Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), da Moda e das Letras; e na Pós-Graduação ministrando aulas sobre Gênero, Consumo, Cultura, Fundamentos Epistemológicos da prática docente, e Indústria Criativa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em imagem, narrativas quadrinizadas, cultura e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gênero feminino, mídia, corpo e imagem. Também apresenta grande experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

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Published

2024-07-01

How to Cite

KELLER, Daniel; CASTILHOS DE ARAÚJO, Denise. Masculinities and editorials photographs: communication, fashion and gender on the Fucking Young!. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 145–202, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024145. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24906. Acesso em: 23 nov. 2024.