O Laboratório De Demonstração E Ensino De Física Como Instrumento De Divulgação Da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v8i1.4532Resumo
A utilização de experimentos no aprendizado da física aproxima o jovem do universo científico, desperta seu interesse pelo mesmo e faz com que o aluno interaja com a ciência, despertando o senso crítico, de análise e observação perante os fenômenos que ocorrem nas demonstrações experimentais. A criação e manutenção de um espaço destinado à vivência da ciência através de experimentos, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, é a principal função do Laboratório de Demonstrações e Ensino de Física (LABDEF). Além disso, esse espaço torna o conhecimento científico acessível de maneira lúdica, explorando o lado lúdico da física, avaliando o que ocorre na demonstração experimental e associando ao cotidiano do aluno, conferindo significado e tornando a ciência mais atrativa, despertando o interesse do público em aprender sobre o mundo científico e tecnológico. Tendo isso em vista, foram preparados roteiros e experimentos de mecânica, termodinâmica, óptica e eletromagnetismo para o acervo do laboratório, que são usados em exposições para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, acadêmicos da UDESC e de outras instituições. Dentro dessa ação, que está em andamento, houve a participação de aproximadamente 1.965 pessoas até o final de 2013, proporcionando a interação dos jovens com o universo científico, despertando o gosto pelo estudo e pela ciência, além de colaborar no sentido de melhorar seu desempenho nas matérias científicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-30
Como Citar
ROCHA, Carlos Raphael; DO CARMO, Alex Belluco; ULBRICH, Kelli de Fátima. O Laboratório De Demonstração E Ensino De Física Como Instrumento De Divulgação Da Ciência. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 217–228, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v8i1.4532. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4532. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências