VIVÊNCIA EXTENSIONISTA PELO MONITOR DE UM CURSO DE GASTRONOMIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641209022025e0216Palavras-chave:
Gastronomia, Extensão, Docência, PráticaResumo
Esse artigo trata-se de um relato de experiência pela visão do discente atuando pela primeira vez como monitor em atividade extensionista, em um curso chamado Salgados Comerciais oferecido pelo Programa de Extensão Gastronomia Social no Jardim da Gente da Universidade Federal do Ceará (GS-UFC) e a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento de Saúde Mental (MSM). Trata-se de um estudo descritivo a partir de observações e participação in loco, utilizando abordagem crítica, reflexiva, qualitativa e descritiva do referido curso. O relato parte de um acadêmico do bacharelado em Gastronomia da UFC e bolsista do programa extensionista GS-UFC, que atuou como monitor junto aos professores do referido curso, observando principalmente a didática de sala de aula e das práticas realizadas por estes. Como resultado foram apresentadas informações sobre o Curso de Salgados, realizando uma contextualização do mesmo, focando no público atendido (comunidade do Grande Bom Jardim em Fortaleza/CE), o local de realização (EGA) e conteúdos ministrados. Foram ainda descritas as principais ocorrências, principalmente sobre atividades de sala pela percepção do monitor do GS-UFC, através da organização e acompanhamento das aulas. E por fim, o relato considerando ser porta de entrada para a docência por proporcionar habilidades de comunicação e de técnicas culinárias, ambas essenciais para a carreira docente em gastronomia. A partir da vivência concluiu-se que o aprendizado adquirido foi além das expectativas por ter permitido o contato com os participantes do curso e com a realidade assistida, fato importante que não se encontra nos livros. Além disso, permitiu despertar o desejo por seguir na carreira docente.
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