AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2237Resumo
Trata-se de um relato de experiência acadêmica vivenciado nas atividades de uma disciplina do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) junto a uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) na realização da “Semana Bela Mulher”. Essa se caracteriza como uma estratégia local, planejada e executada pelos profissionais da ESF e acadêmicos, na qual participaram aproximadamente 300 mulheres. A estratégia foi amplamente discutida e construída de forma coletiva, com ênfase, em ações voltadas à socialização, cuidados e conhecimento em saúde e estímulo ao autocuidado. Foram realizadas ações com foco na educação em saúde, ações de estímulo e exercício do autocuidado e com foco assistencial. Observou-se que é possível fugir da rotina dos serviços e que isso vai ao encontro das expectativas das mulheres que carecem de maiores investimentos em sua saúde. Essas atividades promovem a troca de experiência entre os profissionais, academia e usuários do serviço de saúde, retomam a importância do acolhimento e de investimentos na qualidade de vida dos indivíduos e coletividades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-27
Como Citar
CUNHA, Aline Fagundes; ABIDO, Suzanne Cristina; TRINDADE, Letícia de Lima; TOMBINI, Larissa. AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2237. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2237. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências