ENSINO-PESQUISA -EXTENSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA EM JACUNDÁ-PA
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1716Resumo
O texto socializa experiências formativas desenvolvidas por uma turma de 38 alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), núcleo de Jacundá, que funciona no sistema intervalar, e onde os alunos participam das aulas nos meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto do ano letivo. A experiência aconteceu durante o ano de 2007 nesse município, como parte das atividades das disciplinas Estágio Supervisionado (II e III), e pautou-se na perspectiva da indissociabilidade ensino pesquisa e extensão na formação de professores. A proposta articulando os eixos citados (ensino com pesquisa e extensão na graduação) constou das seguintes atividades: 1- investigação no contexto do ensino fundamental (1ª a 4ª série), detectando problemáticas enfrentadas no ensino de matemática; 2- análises das informações produzidas nos contextos investigados; 3- preparação de projetos de intervenção na forma de oficinas pedagógicas dirigidas a professores da rede pública municipal e 4- elaboração e socialização de relatório versando sobre a experiência de formação. Trata-se de uma experiência cuja amplitude fomenta novas práticas formativas nas universidades tendo em vista uma educação reflexiva por meio da investigação e da intervenção nas realidades, possibilitando uma formação mais contextualizada e referenciada nas experiências concretas dos indivíduos, sejam os alunos de graduação em processo de formação inicial, sejam os professores contemplados na formação continuada com as ações extensionistas, o que referenda o papel da universidade perante a sociedade em que se insere, na medida em que produz e torna acessível saberes e práticas que contribuirão neste contexto. Palavras-chave: formação de professores, extensão, pesquisa, indissociabilidadeDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-02
Como Citar
MANFREDO, ELIZABETH CARDOSO GERHARDT. ENSINO-PESQUISA -EXTENSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPA EM JACUNDÁ-PA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1716. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1716. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos