PSICOLOGÍA POSITIVA Y COVID-19

relato de experiencia del proyecto de extensión “LAPPOT en Cuarentena”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124240

Palabras clave:

Psicología Positiva., Salud mental., COVID-19., Relaciones Comunidad-Institución, Cuarentena.

Resumen

Desde sus inicios, la pandemia COVID-19 ha generado cambios en la vida diaria. Entre las medidas adoptadas estuvo la implementación de la cuarentena con aislamiento y desapego social, que marcó no solo la disminución de las interacciones humanas, sino el aumento de sentimientos y en ocasiones experiencias negativas relacionadas con la falta de esta, el miedo y la dificultad para adaptarse e implementar nuevos comportamientos. Con esto en mente, investigadores del Laboratorio de Psicología Positiva en las Organizaciones y el Trabajo (LAPPOT) de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) desarrollaron un proyecto de extensión con el objetivo de ayudar a la población a través de la difusión de conocimientos y estrategias de afrontamiento guiadas sobre los principios de la Psicología Positiva. Este artículo tiene como objetivo presentar el informe de experiencia con la descripción del proyecto, el método, la ejecución y los resultados obtenidos con su aplicación. El proyecto se llevó a cabo mediante la realización de lives en la red y medios sociales del laboratorio con el objetivo de difundir conocimientos sobre psicología positiva para contribuir a las situaciones de aislamiento y distanciamiento social por la pandemia Covid-19. Las acciones realizadas por el proyecto de extensión ayudaron a desarrollar estrategias orientadas a promover la salud a través de emociones, sentimientos, actitudes y comportamientos que favorezcan el bienestar, la calidad de vida y la felicidad de las personas.

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Biografía del autor/a

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Título conferido pelo Conselho Federal de Psicologia), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Pós-Doutorado em Psicologia Positiva nas Organizações, no Trabalho e em outros Espaços de Vida, no Programa de Pós Graduação em Psicologia -Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Laboratório de Mensuração/Divisão de Psicologia Positiva - Atualmente é professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi chefe do Departamento de Psicologia, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e é coordenador da Área I, Psicologia das Organizações e do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É supervisor e pesquisador do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho - LAPPOT e membro efetivo do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade, grupo de trabalho e pesquisa na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia ? ANPPEP. É membro da Associação Brasileira de Criatividade. É reconhecido pela Associação Brasileira de Psicologia Positiva como pesquisador brasileiro na área de conhecimento em Psicologia Positiva. É membro titular do Conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho/SBPOT. Foi editor da revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Produz conhecimentos (livros e artigos) e promove intervenções (consultoria) referentes ao comportamento humano nas organizações, em especial a respeito dos seguintes assuntos: organizações como fenômenos socialmente construídos, cultura organizacional, aprendizagem humana nas organizações, Psicologia Positiva nas organizações, no trabalho e em outros espaços de vida, qualidade de vida no trabalho, felicidade nas organizações e orientação e projeto de vida na aposentadoria (pós-carreira). É membro titular do colegiado do curso de Administração da UFSC. Em 2010, recebeu o prêmio Amigo da UFSC - Edição Especial: 50 anos, 50 amigos -, conferido às 50 pessoas que contribuíram positivamente para a construção da universidade em meio século de existência. Em 2013, recebeu prêmio da Universidade Autônoma do Estado do México, referente às contribuições feitas à formação de alunos na área de conhecimento e no campo de atuação em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Em 2016, foi agraciado pela Câmara Municipal de Florianópolis com a medalha Professor João David Ferreira Lima, simbolizando o agradecimento do povo de Florianópolis pelos relevantes serviços prestados ao ensino superior. Entre artigos científicos, capítulo de livros, livros e organização de livros, já publicou mais de uma centena de produções em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Tem ajudado na organização de eventos no Brasil e no exterior e proferiu diversas conferências em congressos nacionais e internacionais.

Joana Soares Cugnier, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período de Estágio Doutoral na Universitat Jaume I (Espanha), na equipe de investigação WANT - Prevención Psicosocial y Organizaciones Saludables. É integrante do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho - LAPPOT (CFH/UFSC). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e especialização em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e em Coordenação de Grupos pela Sociedade de Psicodrama Atuare (2008).

Cristiane Budde, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia pela UFSC, na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, e linha de pesquisa: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações. Doutora nessa mesma área e linha de pesquisa, no PPGP/UFSC. Realiza pesquisas e atividades de extensão (capacitação/treinamentos/palestras) na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, como integrante do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho - LAPPOT (CFH/UFSC).

Thaís Cristine Farsen, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga organizacional e clínica, mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações. Possui formação em psicanálise, experiência na clínica com atendimento de adultos e na área organizacional com atividades de consultoria na área de gestão de pessoas. Atua como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT/UFSC), com temas como bem-estar, qualidade de vida, capital psicólogico e resiliência no trabalho. É professora da Faculdade Senac/SC, ministrando disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Atua como professora convidada em disciplinas de pós graduação na área de desenvolvimento humano, gestão e comportamento organizacional.

Cleria Flores Nunes Colares, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1994), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Estudos do Jornalismo (2002), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou por 15 anos na Assessoria de Comunicação (Ascom) do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC). Desde 2014, atua na Gestão de Pessoas do MPF/SC, nas áreas de Desenvolvimento, Capacitação & Educação e Qualidade de Vida & Bem Estar. É especialista em Gestão de Pessoas (2014), pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Em parceria com Cynthia de Moura Orengo, criou em agosto de 2014, o programa de qualidade de vida e bem-estar no trabalho, Bem Viver, o primeiro programa de QVT oficial do MPF, em nível nacional, oficializado pela Portaria PR-SC nº557, de 30/09/2015.

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

SILVA, Narbal; CUGNIER, Joana Soares; BUDDE, Cristiane; FARSEN, Thaís Cristine; COLARES, Cleria Flores Nunes. PSICOLOGÍA POSITIVA Y COVID-19: relato de experiencia del proyecto de extensión “LAPPOT en Cuarentena”. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 40–55, 2023. DOI: 10.5965/259464124240. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/19110. Acesso em: 17 jul. 2024.